Além de deixar as receitas mais bonitas e com frescor inconfundível, a cebolinha é uma importante aliada da nossa saúde
Crocante e com aroma marcante é muito frequente a presença dela picadinha em saladas, refogados, molhos, recheios de tortas e muitos outros pratos que ganham frescor e bastante sabor com o toque verde de suas rodelas fininhas. De qual erva estou falando? Da cebolinha verde (Allium fistulosum), conhecida ainda como Cebolo, Cebolinha-de-folha, Cebolinha comum ou simplesmente Cebolinha. Provavelmente originária da fria Sibéria adaptou-se bem à Europa. As folhas altas e grossas são fáceis de cultivar por se adaptarem às diversas condições climáticas, embora necessitem de exposição diária ao Sol para o completo desenvolvimento.
É fácil plantar cebolinha em vasos, caixas ou floreiras ou na horta de casa. Muitas pessoas perguntam qual o tempo certo de plantar, aprendi com minha mãe que cebolinha planta-se o ano inteiro, ela até chamava de Cebolinha-do-ano-todo. Como é maravilhoso colher a cebolinha fresca enquanto você prepara a comida, cortar as rodelas e acrescentar crocância aos pratos do dia a dia.
Entre outras propriedades a cebolinha é capaz de despertar o apetite e aumentar a salivação. Daí vem aquela sensação de “água na boca” quando a gente come um omelete salpicado com ela. Também é um reforço importante para combater resfriados e outros sintomas respiratórios. Essa folhinha é poderosa porque contém sais minerais, fibra e vitaminas em boa concentração. Para quem apresenta problemas digestivos, se transforma em uma importante aliada. O consumo de cebolinha crua, em saladas ou até em sucos, pode ajudar os diabéticos porque reduz o índice glicêmico. Estudos indicam que reduz o colesterol e pode afinar o sangue (é da família do alho e da cebola, que têm o mesmo efeito). Além de tempero, combate a ação de bactérias e eventuais infecções.
Todas essas propriedades estão contidas na espécie da planta que é a mais cultivada no Brasil, não confundir com a Allium schoenoprasum, também conhecida como cebolinha de folhas finas ou galega que é a variação europeia da planta. Na minha plantação deixei algumas plantas florescerem para fazer este vaso.
Se você quer começar uma pequena horta que tal começar plantando cebolinha? Vamos Plantar!