Agora você já tem um filhote na sua vida. Vamos lá aos cuidados. O primeiro deles é o vermífugo. A primeira dose é aos 15 dias de vida com reforço 15 dias depois, aos 30 dias. Depois, a vermifugação deve ser mensal até o sexto mês de vida. A partir daí, de 4 em 4 meses. Para os gatos, pode ser aos 30 dias, repetindo a cada 15 dias por 3 meses e depois, a cada 4 meses. Pro resto da vida.
Para os filhotes, o vermífugo é via oral, líquido. Para os adultos, comprimidos. Atenção, é por peso. Existem várias marcas. Você pode conversar com o seu veterinário de confiança.
As vacinas são muito importantes para prevenir várias doenças em adultos e filhotes também. Os pequenos estão protegidos nos primeiros dias de vida pelos anticorpos da mãe repassados durante a gestação e a fase da amamentação. Depois, ele precisa criar a própria imunidade. É aí que entra a vacina.
Cães
A 1ª dose, a múltipla, é aos 45 dias de vida. A 2ª dose é aos 75. A 3ª, aos 105 e a 4ª, aos 135 dias. O intervalo entre elas é de um mês. Até que aos 165 dias vem a vacina antirrábica, contra a raiva. A múltipla protege contra cinomose, parvovirose, coronavirose, hepatite infecciosa e leptospirose, entre outras doenças.
Gatos
Para os felinos, a 1ª dose da vacina polivalente é aos 60 dias. Aos 90, tem a 2ª dose. A 3ª, aos 120 dias junto com a antirrábica. Os intervalos também são de 30 dias. A tríplice protege contra panleucopenia, rinotraqueite e calicivirose. Já a quádrupla, inclui também a clamidiose.
Tanto cães quanto gatos não devem sair de casa e ter contato com animais desconhecidos antes de concluir as vacinas.
Há ainda outras vacinas disponíveis para gripe, giardíase e leishmaniose visceral.
A visita ao veterinário é importante para avaliar se o animal está bem e se pode receber as vacinas.