O Ministério da Agricultura vai suspendeu as licenças para importação de leite do Uruguai. A medida foi anunciada pelo ministro Blairo Maggi, na tarde desta terça-feira, dia 10.
Ela vale por tempo indeterminado e serve para aliviar a situação dos produtores brasileiros que enfrentam preços internos baixos devido ao grande volume do produto importado do país vizinho – neste ano foram mais de 40 mil toneladas.
Durante esse período, a pasta vai rastrear a origem do leite que entra no Brasil para investigar se há triangulação no processo de importação. "Há uma grande suspeita, que nós já tentamos descobrir e não conseguimos, de que o leite oriundo do Uruguai não seja ele todo uruguaio.
Tomamos a decisão de suspender as licenças de importação até que o Uruguai consiga nos mostrar se 100% daquele leite importado de lá é de origem uruguaia.
Então nós estamos suspendendo as guias de importação, vamos fazer os comunicados legais, mas é uma decisão do Ministério da Agricultura de fazer a suspensão e dar um fôlego ao setor do leite aqui no Brasil", afirmou Maggi.
O ministro destacou ainda que, caso a medida não alivie a situação do mercado interno, vai insistir na exclusão do leite do acordo de livre comércio do Mercosul.
Fonte: MAPA