O Coronavírus, o COESP, a Prefeitura e a Ciência
Todos os dias a mídia apresenta inúmeras informações sobre o Coronavírus (Covid19). Ontem eu publiquei aqui na Tarobá News informações detalhadas sobre o COESP. Já em relação à Prefeitura de Londrina, todo mundo sabe para que serve e como se desenvolvem suas atividades.
Precisamos entender agora o que é essa tal de “Ciência” que deve embasar todas as decisões tomadas pela Prefeitura, seja para proibir o funcionamento de atividades econômicas, seja para limitar número de pessoas dentro de um mesmo ambiente etc. e etc.
O que é a Ciência?
O filósofo Aristóteles definiu a ciência como um "conhecimento demonstrativo". A ciência é um tipo de conhecimento comprovado; que pode ser expressado por meio de uma demonstração; que tem fundamento em observações, análises e experimentos considerando as mais diversas hipóteses sobre aquele assunto.
Em poucas palavras, a ciência é feita com observações; com verificações; com medições; com análises; com classificações. Após entender todos esses fatos, entra a linguagem estatística.
Uma vez reunidas todas essas informações, é feita uma experiência, constrói-se um novo conhecimento e corrige conhecimentos pré-existentes.
A ciência não vive de subjetividade. A ciência é conhecimento válido.
A Ciência aplicada à Administração Pública em tempos de Covid19
Quem é o “dono da verdade” na tomada de decisões? A Prefeitura ou as pessoas atingidas e contrárias às decisões?
O primeiro fato importante para responder às perguntas acima é entender que a prefeitura só pode fazer o que a lei permite. E mais: tudo o que fizer deverá ter eficiência, proporcionalidade e moralidade.
Se a prefeitura somente pode fazer o que a lei permite, é preciso ir à lei para ver o que ela diz. E a lei determina que todas as medidas tomadas devem ser fundamentadas. E o próprio Prefeito diz que suas decisões são pautadas na ciência.
No final, você decide!
Agora que você já sabe o que é o Coronavírus, o COESP, a Prefeitura, a Ciência e como que o Prefeito deve pautar suas decisões , a pergunta continua: quem é o “dono da verdade” na tomada de decisões?
Você decide! Deixe seu comentário elogiando as boas e apresentando uma crítica construtiva para nosso Prefeito em relação às decisões que têm sido tomadas desde março de 2020.
Observação: todos os cidadãos, atingidos ou não pelas medidas da prefeitura, devem ter a mentalidade regida pelo princípio da boa-fé. Ou seja, devem pressupor e acreditar que a prefeitura está buscando o melhor para todos. Somente após pensar, analisar, mexer nos dados e observar bem a decisão do Prefeito é que o cidadão deve começar a duvidar e a questionar.