Você se recorda como estava a Copa do Brasil antes da pausa provocada pela pandemia do coronavírus? O torneio parou na metade da terceira fase após a realização dos jogos de ida. A maior competição de mata-mata do país será retomado esta semana com as partidas de volta. Vinte times estão nesta disputa e dez deles vão avançar para a quarta fase.
Os últimos jogos da Copa do Brasil foram realizados no dia 12 de março. No domingo, dia 15 daquele mês, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a suspensão de todas as competições nacionais que estavam em andamento. Portanto, a Copa do Brasil ficou mais de cinco meses paralisada.
A competição começou no dia 05 de fevereiro com 80 clubes. E foi marcada por várias ‘zebras’. Já na primeira fase, alguns dos times mais tradicionais do país foram eliminados, casos do Bahia, do Sport e do Coritiba, todos integrantes da Série A do Brasileiro. Por falar dos paranaenses, dois deles caíram nesta mesma fase. O Londrina foi eliminado pelo XV de Piracicaba por 1 a 0. E o Toledo, que fez seu primeiro jogo na história da Copa do Brasil, perdeu para o Náutico por 2 a 0.
Na segunda fase, outro representante do Estado se despediu do torneio. O Operário de Ponta Grossa perdeu em casa para o América-MG por 2 a 0. No entanto, a grande ‘zebra’ deste estágio da competição foi a eliminação do Atlético-MG, que perdeu nos pênaltis por 7 a 6 para o Afogados, depois de um empate em 2 a 2. O Paraná Clube é o único representante do Estado na disputa, por enquanto. O time faz o jogo de volta da terceira fase contra o Botafogo nesta quarta (26). Depois, o Athletico-PR, que está na Libertadores da América, ingressa na competição na fase de oitavas de final.
Jogos desta terça
A Copa do Brasil tem três partidas nesta terça (25). O Fluminense recebe o Figueirense, às 21h30, no Maracanã. O Flu precisa de uma vitória por dois gols de diferença. A Ponte Preta vai enfrentar o Afogados, às 16 horas, no Estádio Vianão. A situação da Macaca é mais tranquila, já que venceu o jogo de ida por 3 a 0. O América-MG, algoz do Fantasma na fase anterior, recebe a Ferroviária no Independência, às 19 horas. No jogo de ida, os dois times empataram sem gols.
Regulamento
Após a conclusão desta terceira fase, dez equipes irão avançar para a quarta fase e a CBF fará um novo sorteio para definir cinco confrontos. Os cinco classificados seguem para a fase de oitavas de final, que terá a presença dos oito times da Libertadores da América de 2020: Flamengo, Santos, Palmeiras, Grêmio, Internacional, Athletico-PR e São Paulo. O Corinthians disputou a fase prévia da Libertadores e foi eliminado pelo Guaraní, do Paraguai.
As outras três vagas das oitavas pertencem ao RB Bragantino, campeão da Série B de 2019, do Fortaleza, campeão da Copa do Nordeste, e do Cuiabá, campeão da Copa Verde, torneios disputados no ano passado.
Copa do Brasil
Terceira fase - 25/08 (terça)
Afogados x Ponte Preta - 16h00
América-MG x Ferroviária - 19h00
Fluminense x Figueirense - 21h30
Terceira fase - 26/08 (quarta)
América-RN x Juventude - 16h00
CRB x Cruzeiro - 16h00
Paraná Clube x Botafogo - 19h00
Vitória x Ceará - 21h30
Goiás x Vasco - 21h30
Terceira fase - 27/08 (quinta)
Brusque x Brasil-PEL - 19h00
São José-RS x Atlético-GO - 21h30