Há quem diga que, neste período de pandemia, o fator casa perde força e os estádios vazios são considerados ‘campos neutros’. Para o FC Cascavel, isso não é bem assim. O Estádio Olímpico Regional tem sido decisivo para a boa temporada que a equipe vem fazendo. O time está distante de sua torcida há mais de um ano. Neste ano, o time está invicto dentro do ‘ninho’. E em 2020, sofreu apenas uma derrota em casa. O FC Cascavel não perde no Olímpico desde o dia 13 de novembro, quando foi superado pela Ferroviária por 2 a 1, pela Série D. De lá para cá, foram 13 jogos, com oito vitórias e cinco empates.
Na atual temporada, o time fez onze jogos no Olímpico, com seis vitórias e os mesmos cinco empates. Vale lembrar que, pelo Estadual, o FC Cascavel conquistou uma vitória como mandante sobre o Paraná Clube em Toledo. E foi visitante no empate em 3 a 3 com o Cascavel CR, no Olímpico.
Os últimos resultados em casa são animadores. Já pela Série D, venceu os gaúchos Caxias, por 1 a 0, e Esportivo de Bento Gonçalves, por 2 a 1, no sábado passado. Esses resultados colocaram a equipe na ponta da tabela do Grupo 8 com onze pontos.
O time quer manter esse bom desempenho caseiro e se manter na liderança. Neste sábado (10), volta a jogar no Estádio Olímpico Regional e recebe o Juventus de Santa Catarina. A partida, válida pela sexta rodada, será às 16 horas. O auxiliar-técnico Zé Luiz irá comandar a equipe mais uma vez. E falou do que representa para o clube jogar dentro de seu estádio. “Eu sempre digo que prefiro estar em casa do que atuar fora de casa. A gente está acostumado a atuar nesse campo, é o local onde temos o nosso ambiente. A gente sabe que a torcida faz muita falta, os nossos familiares fazem muita falta no estádio. Mas ali é o nosso habitat. Estamos acostumados com o gramado, treinamos pelo menos uma vez por semana lá quando tem jogo em casa. Tirando o jogo contra o Joinville, que demos aquela oscilada, mas mostramos que somos fortes dentro de casa. Com todo o respeito ao Juventus, temos que nos impor e fazer o placar”, disse.
Zé Luiz também analisou o adversário deste sábado. O Juventus derrotou o Marcílio Dias por 2 a 0 na rodada passada e subiu para o quinto lugar na tabela com cinco pontos. “O Juventus fez um bom jogo contra o Marcílio e venceram um clássico deles. Eles vêm para cá para fazerem um bom jogo. Eu sempre falo: ‘quando você está em evidência, todo mundo quer tirar proveito’. Eles trabalharam em cima disso, mas estamos preparados para fazer mais um bom jogo. E se Deus quiser queremos dar sequência nessa caminhada rumo à nossa classificação”, disse.
Tabela
A Diretoria de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta semana a tabela detalhada do returno da Série D do Campeonato Brasileiro Série D. Com quatro jogos em casa e três como visitante no primeiro turno da competição, o time cascavelense terá pela frente quatro adversários fora de casa durante o returno do campeonato nacional. Mas a primeira partida será como mandante, contra o Rio Branco no dia 24 de junho, às 16 horas, pela oitava rodada. Na sequência, serão dois jogos como visitante contra Juventus e Esportivo. Pela 11ª rodada, o elenco do FC Cascavel joga em casa contra os gaúchos do Aimoré no dia 14 de agosto, às 16 horas. O 12º jogo da competição nacional será contra a equipe do Caxias fora de casa. As rodadas 13 e 14, contra o Marcílio Dias em casa e Joinville fora dos domínios da Serpente, ainda não tem data, horário e local definidos, mas serão disputadas provavelmente entre os dias 28 de agostos e 5 de setembro.
Rodada
A sexta rodada da Série D será aberta neste sábado com dois jogos às 15 horas. O Esportivo, que foi derrotado pelo FC Cascavel, visita o Marcílio Dias, em Itajaí. Já o Joinville, que é o vice-líder do Grupo 8 com nove pontos, recebe o Caxias, na Arena Joinville. O time catarinense também está invicto na chave. E o Caxias venceu o Aimoré na semana passada por 2 a 1 e pulou para o terceiro lugar com oito pontos.
A rodada será concluída neste domingo (11) com o jogo entre Aimoré e Branco, às 15 horas. O jogo será em São Leopoldo e o Leão da Estradinha busca a primeira vitória na competição. O time o lanterna do grupo com três pontos.