Todos os locais
Todos os locais
Esportes

A grande prova de fogo de Tencati

14 ago 2017 às 16:31
Por: Júlio Sodré
Foto: Gustavo Oliveira/Londrina EC -

Desde que a SM Sports iniciou as atividades junto ao futebol do Londrina Esporte Clube, no primeiro semestre de 2011, o Tubarão teve apenas um treinador. Claudio Tencati é hoje o técnico que há mais tempo ocupa o cargo, sem interrupção, nas quatro divisões do futebol nacional.

Entre os destaques no comando do LEC, Tencati já acumula um título estadual, conquistado em 2014, além de dois acessos nacionais. Ele pegou a equipe sem divisão no Campeonato Brasileiro e hoje perfila na Série B.

Mas qual o motivo de que, como funcionário da SM Sports e representante da instituição Londrina Esporte Clube, a grande prova de fogo de Claudio Tencati é agora? Listo abaixo alguns pontos que me fazem pensar assim.

1) Saúde financeira do Londrina e SM Sports

Com a SM Sports no futebol alviceleste, a direção da empresa colocou como meta alcançar a Série A até 2021. Na Série B, a receita do Londrina por direitos de transmissões televisivas é de aproximadamente R$ 5,5 milhões por temporada. Na principal divisão do futebol nacional, o valor sobe para R$ 40 milhões.

Outras notícias

Cascavel irá estreiar contra o Cianorte fora de casa no Paranaense

Corrida Semeando Solidariedade arrecada dez toneladas de alimentos

Palotina Futsal conquista acesso à Série Prata do Paranaense

2) Metas da diretoria

Conquistar o título paranaense em 2014 foi legal, mas nunca foi a exigência máxima do projeto. Os acessos nacionais, sim. Quando disputou as Séries D e C, o pensamento é que os acessos naquelas ocasiões “não faziam mais do que a obrigação”, pelo menos no meu ponto de vista. Quais adversários tinham mais estrutura do que o LEC? Nenhum!

3) Atual elenco

Jogar truco com zap e mais duas manilhas na mão é fácil. Difícil é ganhar ‘tento’ sem cartas valiosas. Assim vejo o Londrina no atual momento da Série B. Perdeu no meio do campeonato o artilheiro da competição, Jonatas Belusso, autor de 11 gols. Ao mesmo tempo que a equipe tem o melhor ataque da Série B, com 29 gols marcados, tem a terceira pior defesa da competição, com 28 gol sofridos.

4) Atual elenco - parte 2

Se conquistar o acesso para a Série A do Brasileiro, é sinal que o técnico Claudio Tencati vai conseguir corrigir uma defesa que tem se mostrado vulnerável e desentrosada. Se alcançar a sonhada vaga na elite do futebol nacional, é sinal que o ataque vai continuar funcionando sem Jonatas Belusso. Será que Claudio Tencati vai conseguir fazer render jogadores como o meia Rafael Gava, os atacantes Safira, Welisson e William Henrique? Será que conseguirá despertar boa regularidade em jogadores como o zagueiro Edson Silva, o lateral Reginaldo, o meia Celsinho e o atacante Carlos Henrique?

5) Jejum do clube

Se conseguir tudo o que já foi escrito acima, o técnico Claudio Tencati, que já está marcado positivamente na história do LEC, vai ganhar ainda mais brilho. O título paranaense de 2014 encerrou um jejum de 22 anos sem conquistas do principal título estadual do Paraná. Voltar à Série A, porém, irá encerrar uma marca ainda maior. O Londrina Esporte Clube disputou a elite do futebol nacional pela última vez em 1982.

Veja também

Relacionadas

Tarobá Esporte
Imagem de destaque

Cascavel irá disputar pela primeira vez a Copa São Paulo de Futebol Júnior

Esportes
Imagem de destaque

Palmeiras e Botafogo jogam por liderança do Campeonato Brasileiro

Esportes

Piloto de kart londrinense conquista vice-campeonato da Taça Amika em Birigui

Esportes

Partida de volta entre Umuarama Futsal e Marreco pela semifinal da Série Ouro é suspensa

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho protestam contra o fim da graduação

Cidade
Cascavel e região

"Tá todo mundo sem chão", diz sobrinha de vítima de acidente na Região do Lago

Cidade
Londrina e região

PCPR divulga a identificação de dois foragidos da Operação Escudo, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Idosa fica ferida após ser atacada por dois pitbulls no Centro de Londrina

Cidade
Londrina e região

Ex-policial se envolve em briga com outro cliente em bar na zona sul de Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.