Todos os locais
Todos os locais
Esportes

A história sob o ponto de vista de Tcheco

19 mar 2021 às 11:40
Por: Luciano Neves

Todos os técnicos que passaram pelo FC Cascavel deixaram uma marca na história do clube. Gilberto Papagaio plantou a semente e tirou a Serpente Aurinegra da terceira divisão e a colocou na divisão acima. Paulo Foiani conquistou o título da segunda divisão estadual em 2014 e foi o primeiro treinador a comandar a equipe na elite estadual. Também foi ele, Foiani, que classificou o time para a Série D do Campeonato Brasileiro em 2019. Quem assumiu o compromisso de comandar a equipe em sua primeira competição nacional foi Marcelo Caranhato, técnico do FC Cascavel na disputa da Série D do Brasileiro no ano passado. Também foi ele, Caranhato, que levou o FC Cascavel ao terceiro lugar no Paranaense de 2020 a melhor campanha da história do clube na competição.

Em 2021, Tcheco, com vasta e vitoriosa história como atleta, mas ainda começando o trabalho de técnico, assumiu o time. Com apenas três jogos, Anderson Simas Luciano, o Tcheco, fez história. Ele dirigiu o FC Cascavel na estreia da equipe na Copa do Brasil. A Serpente Aurinegra disputa a principal competição de mata-mata do país pela primeira vez e está viva no torneio Nesta quinta-feira (18), venceu o Figueirense por 2 a 1 de virada e seguiu para a segunda fase. O clube aguarda a definição do adversário que vai sair do duelo entre Palmas do Tocantins e Avaí. As duas equipes deveriam ter jogado na quinta-feira, mas o jogo foi suspenso.

Esta foi a terceira partida oficial de Tcheco no comando da equipe. Ele conquistou a terceira vitória seguida, ou seja, tem 100% de aproveitamento. Este é o melhor início de temporada do FC Cascavel de 2015 para cá, quando o time passou a integrar a elite estadual. Nunca o clube havia adquirido três vitórias seguidas nos primeiros três jogos.

Na Copa do Brasil, Tcheco foi vice-campeão em duas ocasiões como atleta do Coritiba. E atuou no torneio pela primeira vez como treinador. Ou seja, teve uma estreia com o ‘pé direito’. É de se destacar a escalação de Tcheco nestas primeiras partidas do FC Cascavel. Ele optou por manter um time bem semelhante ao que Caranhato vinha utilizando em 2020. Apenas dois reforços são titulares absolutos. É claro que o atual treinador já implantou a sua maneira de jogo. Tcheco tem se notabilizado por uma defesa consistente, que sofreu apenas um gol no ano, justamente o gol do Figueirense, marcado por Gabriel, no jogo do Olímpico.

Tcheco tem usado uma linha de três jogadores no meio-campo: Robinho, Oberdan e Wyllian Sotto. É um meio-campo de jogadores leves, que dão ao time posse de bola e uma constante troca de passes. Não há um primeiro volante e um atleta mais avançado. Os três têm a responsabilidade na armação. É preciso pontuar que, dos três, Sotto é quem está devendo um pouquinho. Oberdan é vertical. Em várias situações pegou a bola no campo de defesa e rasgou a defesa adversária. Também é capaz de encontrar espaços para levar perigo ao adversário. Foi ele que levantou a bola na área que culminou no gol de Léo Itaperuna, o gol de empate do FC Cascavel contra o Figueira, o primeiro gol de um atacante de ofício no ano, o primeiro gol do clube dentro do Olímpico.

Outras notícias

Atleta londrinense de Taekwondo vence medalha de bronze em torneio internacional

Acompanhe na íntegra Os Donos da Bola Interior de hoje!

Time novato do RS contrata atacante Leandro, ex-Grêmio, Palmeiras e Santos

E Robinho é o lançador. Foi ele que viu Douglas em ótima condição de marcar na segunda etapa. Douglas foi o autor do gol da virada por 2 a 1, que selou a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil. Ao citar Douglas, é preciso fazer um adendo. O camisa 17 foi colocado no intervalo do jogo, quando o placar era favorável ao adversário. O Figueirense jogava pelo empate no Olímpico. Quem viu a partida anterior do FC Cascavel contra o Paraná certamente criticaria Tcheco. Afinal, Douglas perdeu muitas chances claras de gols e poderia ter garantido uma vitória mais elástica contra o Tricolor, em Toledo. Mas contra o Figueirense, Douglas foi frio, recebeu o lançamento de Robinho e concluiu com precisão cirúrgica no cantinho do goleiro do Figueira.

Isso mostra que Tcheco tem estrela. E temcondições de construir uma longa história no FC Cascavel. Quem sabe, mais adiante na Copa do Brasil, a Serpente Aurinegra possa protagonizar outros duelos históricos contra times tradicionais do futebol brasileiro.

Veja também

Relacionadas

Esportes
Imagem de destaque

Brasil derrota Colômbia por 3 a 1 em partida amistosa

Esportes
Imagem de destaque

Atlético-MG segura empate com o River e está na final da Libertadores

Esportes

Guilherme Belarmino disputa o Pan-Americano de Kickboxing no Chile

Tarobá Esporte

Veja os resultados que encerraram as rodadas das Séries A e B do Brasileirão

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem em situação de rua destrói objetos de lojas ao ter esmolas negadas em Londrina

Cidade
Londrina e região

Avião de pequeno porte realiza pouso forçado em plantação de soja em Londrina

Cidade
Londrina e região

PM se envolve em confusão após suposta cobrança de dívida em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem morre após grave acidente entre caminhonete e caminhão baú na PR-444

Paraná
Paraná

Acidente na BR-277 em Guaraniaçu deixa jovem morta e três em estado grave

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.