Um simples empate separa o técnico Nei Victor da décima final do Campeonato Paranaense da Chave Ouro. Ele chegou em nove decisões do Estadual com o Cascavel Futsal. Este ano conduziu o Umuarama às semifinais da competição. Se não for derrotado pelo Foz Cataratas no jogo de volta dessa fase, no dia 22 de novembro, no ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, Nei Victor estará na decisão da Chave Ouro. E recolocará o Umuarama em uma final depois de quatro anos. A última vez que o time do noroeste decidiu o título foi em 2015, quando foi superado pelo Guarapuava. Já a última taça ocorreu há bem mais tempo. O Umuarama conquistou o bicampeonato da Chave Ouro em 2008.
Mas Nei Victor prefere direcionar o foco no confronto contra o atual campeão Foz Cataratas. O Umuarama está em vantagem porque conseguiu uma vitória heroica no jogo de ida na noite desta segunda-feira (11), no Amário Vieira da Costa. O Umuarama fez 4 a 3 de virada sobre o representante da fronteira. Os gols da equipe de Nei Victor fora de Caça, três vezes sendo dois de pênalti, e Hugo Willians, no fim da partida. O Foz marcou com Pierre, Léo Costa e Saccon. Nei Victor elogiou a atuação da equipe diante do Foz. “Nossa equipe jogou com equilíbrio, muita garra e determinação durante os 40 minutos”, avaliou o treinador.
Ele reconhece que manter a vantagem adquirida no jogo de volta não será uma tarefa das mais fáceis. Porém, o Umuarama já teve essa receita nos mata-matas da Chave Ouro. Conseguiu superar o favorito Marechal no jogo de ida e buscou a classificação no jogo de volta na casa do adversário. “Estamos com essa vantagem nas semifinais e queremos avançar mais uma perna no Estadual. Mas temos um adversário fortíssimo pela frente. É o atual campeão paranaense. Mas já tínhamos outro adversário forte, que é o Marechal, e conseguimos vencer”, disse o treinador.
No jogo de volta, o Umuarama só precisa de um empate para se classificar para a decisão. O Foz Cataratas precisa vencer no tempo normal, por qualquer placar, para forçar a decisão por pênaltis.
Dois Vizinhos
O Dois Vizinhos também está em vantagem nas semifinais do Campeonato Paranaense da Chave Ouro. No fim de semana, derrotou o Marreco por 2 a 0 no jogo de ida dessa fase, em Dois Vizinhos. A exemplo do Umuarama, joga pelo empate para garantir a presença na grande decisão. A partida de volta será no dia 23 de novembro, no ginásio Arrudão, em Francisco Beltrão.
Final inédita?
Ou seja, se essas vantagens forem mantidas, a Chave Ouro terá uma final inédita. O curioso é que Umuarama e Dois Vizinhos foram os times que ficaram com as últimas posições na fase classificatória. O time do noroeste foi o sétimo colocado e o representante do sudoeste ficou com a oitava posição. Se a final entre Umuarama e Dois Vizinhos se consumar, a equipe de Nei Victor terá o privilégio de fazer o jogo de volta em casa. Já Marreco e Foz precisam reverter a situação adversa. Se conseguirem vão reeditar a final de 2018, vencida pelo Foz.
Marreco e Foz têm outros compromissos antes dos jogos de volta das semifinais do Estadual. Os dois times se enfrentam pela fase de quartas de final da Liga Paraná. O primeiro duelo será nesta quarta-feira (13), às 20h30, no ginásio Vermelhão, em Salto do Lontra. E o jogo de volta está programado para o próximo sábado (16), no Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu. Quem avançar nessa competição irá enfrentar o Dois Vizinhos na próxima fase.