Todos os locais
Todos os locais
Artes marciais

COI ameaça tirar boxe dos Jogos Olímpicos de 2020

06 fev 2018 às 08:45
Por: Redação Tarobá News
Foto: EBC -

Nesta segunda-feira (5), o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, deu um ultimato à entidade que rege o boxe que, envolvida em escândalos, apontou como novo presidente um dirigente proibido de entrar nos EUA sob acusação de envolvimento com o crime organizado.

"Estamos extremamente preocupados com a governança da Aiba [Associação Internacional de Boxe Amador]", disse Bach nesta segunda. "O comitê executivo do COI não está satisfeito com o relatório que recebeu sobre a governança da Aiba, suas finanças, técnicos e acusações de doping", continuou.

Sem meias palavras, ele disse que "o COI se reserva o direito de voltar atrás da inclusão do boxe nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires [ainda este ano, em outubro] e na Olimpíada de Tóquio-2020", completou.

A Aiba, que é responsável apenas pelo boxe amador (o profissional é regulado por outras organizações), está desde dezembro sem receber repasses do COI. A situação se agravou depois que o vice Gafur Rakhimov, do Uzbequistão, foi proclamado para ser o terceiro presidente da entidade em três meses.

Ainda que não haja nenhuma acusação formal contra Rakhimov, ele é apontado pelos EUA como um dos maiores criminosos de seu país.

Outras notícias

Cascavel representa o Paraná no Brasileiro de Parataekwondo

Campeã olímpica, Ana Marcela concorre à comissão de atletas da Fina

Parataekwondo: Brasil conquista três medalhas no Grand Prix de Sofia

"Rakhimov foi descrito como tendo passado da extorsão e do roubo de carros para se tornar um dos principais criminosos da Uzbequistão e uma pessoa importante envolvida no comércio de heroína", afirmou o Departamento do Tesouro dos EUA em dezembro, ao anunciar o congelamento de todos os bens do empresário no país.

Apesar das acusaões, a Aiba apontou Rakhimov como seu mandatário pelos próximos nove meses, até que uma assembleia geral eleja um novo presidente.

A assembleia, realizada em Dubai, onde Rakhimov supostamente tem residência, não teve eleição e apenas referendou o nome do uzbeque.

Caberá a ele liderar um processo de necessária reformulação na falida e sem credibilidade entidade.Até agora, o COI não aceitou as explicações dadas pela Aiba sobre o escândalo de manipulação de resultados na Rio-2016, quando 36 árbitros foram afastados.

A federação nega que qualquer luta da Olimpíada tenha tido seu resultado forjado -há suspeitas sobre vitórias de russos-, mas o comitê parece não acreditar.

Em novembro, o taiwanês CK Wu, presidente da Aiba nos últimos 11 anos, foi forçado a renunciar ao cargo. Em julho, o comitê executivo da Aiba aprovou um "voto de não confiança" contra Wu, ao alegar que sua liderança era autocrática e que não conseguiu dar transparência às finanças da federação.

As questões financeiras e de governança, porém, estão longe de ser o único problema para o boxe se manter no programa olímpico. A modalidade é a mais atrasada quanto à diretriz do COI de equiparar o número de provas masculinas e femininas.

Além disso, o boxe amador não consegue promover um calendário internacional. Além do Mundial, a cada dois anos, há apenas competições regionais. A Aiba até lançou uma liga semiprofissional, com clubes/franquias, mas o projeto nunca decolou. 

Com informações da Folhapress

Veja também

Relacionadas

Artes marciais
Imagem de destaque

Alunos da rede municipal do projeto de judô ganham quimonos

Artes marciais
Imagem de destaque

Atleta participará da Copa do Mundo de Kickboxing na Turquia

Artes marciais

Cambé vai sediar o 40ª Campeonato Paranaense de Taekwondo

Artes marciais

Copa Norte/Noroeste de Taekwondo será realizada no fim de semana

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Autor de feminicídio confirma que conversas no celular da esposa motivaram o crime

Cidade
Londrina e região

Estádio do Café recebe 2ª edição do Futebol Solidário; evento reúne cantores e jogares

Cidade
Londrina e região

Homem é preso após matar esposa e atacar suposto amante da mulher em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem que morreu em confronto, suspeito de roubar Ozempic era entregador em farmácias

Brasil e mundo
Brasil

Livro de Galisteu sobre Senna é vendido por preço inacreditável em Londrina após esgotar em livrarias

Podcasts

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.