A partir desta sexta-feira (21) atletas de todo o Estado vão se encontrar em Londrina para a disputa da fase final da 61ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (Jap’s). O evento é organizado pela Secretaria do Estado de Esporte e Turismo (SEET) do Paraná e deve ter a presença de 4 mil pessoas, entre atletas e integrantes das comissões técnicas das equipes envolvidas. Esses atletas vão representar 75 cidades paranaenses.
Os Jap’s terão 25 modalidades: atletismo, badminton, basquete, bocha, bolão, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, rugby, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. A cerimônia de abertura será na noite desta sexta (21) no Ginásio de Esportes Professor Darcy Cortez, o Moringão, às 19 horas. A competição vai até o dia 30 de setembro.
Londrina tem uma ligação íntima com os Jogos Abertos. Foi na cidade do norte paranaense que a competição teve início em 1957 e foi idealizada pelo professor Reynaldo Ramon, que buscava desenvolver o esporte no Paraná. No entanto, a cidade não sediava o evento desde 1997, há 21 anos. E é justamente por isso, que Londrina deve se colocar em condição de brigar pelo título geral dos Jogos Abertos do Paraná e rivalizar com Maringá e Cascavel, cidades que sempre contam com grandes delegações. Maringá foi a campeã geral no ano passado e Cascavel ficou com a segunda posição no evento que ocorreu em Apucarana. Em 2015, na edição realizada em Francisco Beltrão, o pódio se inverteu e a Capital do Oeste desbancou a Cidade-Canção. Em 2016, a edição dos Jap’s não foi realizada.
Quem deve medir forças com Londrina é o taekwondo de Cascavel, que vai contar com vinte atletas. As disputas da modalidade serão neste fim de semana. No sábado (22), a partir das 14 horas, será a competição de Poomsae (masculino e feminino). Na sequência, será a competição de Kiorugui (lutas) no feminino. No domingo (23), a partir das 9 horas, o Kiorugui prossegue no masculino.
O técnico Ricardo Zimmer lembra que as equipes cascavelenses são as atuais campeãs dos Jogos e vão tentar defender o título geral no reduto do taekwondo do Paraná, que é Londrina. “Nós estamos indo com uma previsão de buscar ficar entre os três primeiros e manter a nossa colocação na edição do ano passado. Fomos campeões no masculino e no feminino. Só que vamos encontrar várias dificuldades já que a edição deste ano é na casa de Londrina. Os atletas de lá vão com força total justamente porque faz muito tempo que a cidade não recebe o evento. Promessa de bons combates”, projetou Zimmer.
Destaques
A equipe de taekwondo de Cascavel terá duas jovens promessas em Londrina. Paulo Henrique Rachael e Lara Maria Brasil estiveram em ação nos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), em Toledo, e foram campeões de suas respectivas categorias. Agora, vão impulsionar o time cascavelense rumo a mais uma conquista em Londrina. “Os Jogos da Juventude deste ano contemplaram atletas de 15 a 18 anos. E os Jogos Abertos contemplam atletas de 18 anos acima. Então alguns atletas podem competir nas duas competições. E nós temos dois atletas que participaram dos Jojup’s e vão para os Jap’s, que é o número permitido. São dois lutadores que têm um potencial muito bom para brigar pelo ouro, em Londrina”, explicou Zimmer.
Rugby de Cascavel busca mais um ouro
A equipe de rugby de Cascavel tem um histórico quase impecável nos Jogos Abertos do Paraná (Jap’s). O time inicia neste sábado (22) sua sétima participação no evento. A primeira participação foi em 2011, em Toledo. De lá para cá, Cascavel faturou duas medalhas de ouro, três pratas e ficou com um terceiro lugar. Hoje, a equipe cascavelense fará dois jogos. Às 9 horas, o duelo será contra Apucarana. E depois, às 11h30, encara São José dos Pinhais. O principal concorrente ao título é o time de Londrina.