Os atletas do Taekwondo de Cascavel querem fechar o ano com chave ouro. Ou melhor, com a medalha de ouro. Eles participam da Copa do Brasil da modalidade, o último grande evento desta temporada. A Copa do Brasil conta pontos para o ranking nacional e quem ficar nas primeiras posições pode garantir uma bolsa-atleta para a próxima temporada. “Os atletas de Cascavel vão fazer o seu melhor. Esse evento conta 15 pontos para o ranking nacional. E eles também podem garantir uma bolsa-atleta. Para isso, os atletas precisam estar entre os três primeiros lugares do ranking nacional. Com isso, garantem bolsas para o ano que vem” explicou o técnico Ricardo Zimmer, que também é presidente da Federação Paranaense de Taekwondo (FPTKD).
A edição da Copa do Brasil será na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Os atletas viajaram nesta quarta (20) para a capital potiguar e participaram das pesagens na categoria infantil. Cascavel conta com 18 atletas em disputa no evento. Eles integram a Seleção Paranaense de Taekwondo, que tem a presença de 85 lutadores. Ao todo a Copa do Brasil reúne 650 atletas de todo o país.
Alguns dos lutadores têm compromisso nesta quinta-feira (21), o primeiro dia de competição. Maria Eduarda Gado e Larissa Camargo Lima lutam na categoria Infantil. Maria Menezes, Jamile Dias, Gustavo Lupion e Camile Schraeber lutam no Cadete.
Gabriel Bombarda, Fábio Júnior Santiago e Érica Chagas lutam na sexta-feira (22), na categoria Juvenil. Sara Wengrat, Fabiana Santiago, Fernanda Silveira, Bruno Motta, Jaine de Almeida, Lara Maria Brasil têm compromissos no sábado (23), na categoria Sub-21.
O último atleta de Cascavel a entrar no tatame pela Copa do Brasil de Taekwondo é Paulo Henrique Rachael. Ele luta no domingo (24), na categoria Adulto.