O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) promove neste sábado (21) a segunda edição do Festival Paralímpico, em comemoração ao Dia do Atleta Paralímpico, celebrado no dia seguinte (22). Ao todo, 70 cidades participarão do evento que tem como objetivo promover a experimentação do esporte adaptado a cerca de 11 mil crianças, com faixa etária de 10 a 17 anos.
No Paraná as atividades têm o apoio do Governo do Estado e vão acontecer nas cidades de Curitiba, Cascavel, Maringá e Pontal do Paraná. Na Capital o palco será o Ginásio do Tarumã, que terá atividades nas modalidades de parataekwondo, voleibol sentado e basquetebol em cadeira de rodas.
Na primeira edição, em 2018, mais de 10 mil pessoas estiveram envolvidas nas ações do Festival Paralímpico, sendo cerca de 7 mil crianças, em 48 núcleos.
A programação oferecerá três modalidades por sede, com duração de 3h - das 8h30 às 11h30. Poderão participar crianças com faixa etária de 10 a 17 anos, com e sem deficiência. A intenção é de mobilizar pessoas com deficiência em todo o território brasileiro por meio das atividades.
Profissionais de Educação Física e voluntários conduzirão a programação em cada núcleo. Entre os esportes disponíveis estarão atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
A participação é livre e gratuita para as crianças, com ou sem deficiência.