Todos os locais
Todos os locais
Atletismo

Brasileiro disputa eleição para a presidência do Comitê Paralímpico Internacional

07 set 2017 às 23:15
Por: Estadão Conteúdo
Foto: Reprodução Twitter -

O brasileiro Andrew Parsons está na disputa pela presidência do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) para suceder a Sir Philip Craven, atual mandatário. Ele fez uma boa gestão no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e chega para o pleito como favorito. A definição será nesta sexta-feira em Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, durante a Assembleia Geral da entidade. Nesta entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, ele fala sobre as suas propostas e o que pretende fazer caso seja eleito.

Qual a expectativa para a eleição do IPC?

Tenho trabalhado durante todo o período da campanha com o objetivo de vencer a eleição e ser eleito presidente do Comitê Paralímpico Internacional. Para isso tenho conversado com todos os membros votantes, explicando as propostas que tenho e minha visão para o Movimento Paralímpico Internacional e o IPC enquanto organização. Fiz uma campanha de diálogo e troca de ideias.

Quem são seus adversários e como é o pleito?

Meus adversários são o canadense Patrick Jarvis, o dinamarquês John Petersson e a chinesa Haidi Zhang. Todos os membros votantes - devem ser cerca de 170 presentes em Abu Dabi no dia 8 de setembro - têm direito a um voto. A votação é eletrônica. Se qualquer candidato tiver 50% + 1 dos votos na primeira rodada, já é considerado vencedor. Se nenhum dos candidatos tiver 50% + 1 dos votos, elimina-se o candidato com o menor número de votos e passa-se a uma próxima rodada de votação, até que algum candidato tenha a maioria simples dos votos. Como são quatro candidatos, haverá no máximo três rodadas.

Outras notícias

Atletas de Londrina buscam vaga na final do Mundial de Atletismo dos EUA

Atletas de Londrina brilham no Troféu Brasil com ouros e recorde no Rio de Janeiro

Alison dos Santos vence prova dos 400 m com barreiras na Noruega

A sua gestão no CPB foi considerada boa e o Brasil é uma potência paralímpica. O que você pretende fazer caso seja eleito?

No Brasil, tivemos grande êxito ao explorar o potencial comercial do esporte paralímpico. Firmamos contratos de patrocínio maiores do que qualquer outro Comitê Paralímpico Nacional no mundo. Fomos bastante criativos em diversas iniciativas de marketing e comunicação, firmando um triângulo muito bem-sucedido entre mídia-patrocinadores-organização esportiva. Quero fazer o mesmo em nível internacional , pois ainda há muitas oportunidades não exploradas pelo IPC, principalmente no que diz respeito a iniciativas conjuntas com os Comitês Paralímpicos Nacionais, as Federações Internacionais e o próprio COI.

Você tentará uma aproximação maior com o esporte olímpico?

É fundamental ter uma relação mais próxima entre os Movimentos Olímpico e Paralímpico. Não apenas entre COI e IPC, mas também entre os Comitês Olímpicos Nacionais e Comitês Paralímpicos Nacionais. Acredito que a interação entre estas organizações maximizará as oportunidades para os atletas com deficiência nos diferentes países.

As classificações funcionais costumam render muita polêmica. Você pretende discutir isso?

Se eleito presidente, quero explorar a introdução de um processo de classificação profissional. Profissionalizar os classificadores permitirá que suas performances sejam monitoradas e avaliadas, que eles estejam mais disponíveis para as competições nacionais mundo afora e tenham mais tempo para investir em pesquisa e sua própria reciclagem. Eu também estimularei a utilização da tecnologia para avaliação dos atletas, minimizando o que seja interpretação dos classificadores e a possibilidade de erros.

Veja também

Relacionadas

Atletismo
Imagem de destaque

Londrinense bate recorde sul-americano e garante índice para Mundial

Atletismo
Imagem de destaque

Atletismo: Vitória Rosa é prata nos 100 metros rasos na Polônia

Atletismo

Londrinense Tatiane Raquel leva bronze no Ibero-Americano de Atletismo

Atletismo

Atletas de Londrina competem no Ibero-Americano de Atletismo

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Vídeo mostra momento em que mulher esfaqueia o próprio companheiro; briga foi gravada

Cidade
Brasil

Londrina está sob alerta amarelo para tempestade, de acordo com o Inmet

Cidade
Londrina e região

Mulher filmada matando companheiro chora e diz que "não sabia que ele ia morrer"

Brasil e mundo
Brasil

Homem é sequestrado e torturado pela esposa, sogra e cunhado após descoberta de traição

Cidade
Londrina e região

Mulher suspeita de matar o companheiro a facadas alega ação em legítima defesa

Podcasts

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP17 - Jean Tiago Baena (Chess IT)

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP16 - Vinicius Cestari (Clubmed)

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.