Todos os locais
Todos os locais
Atletismo

Campeão do mundo com feito histórico, queniano Nicholas Bett morre em acidente

08 ago 2018 às 10:35
Por: Estadão Conteúdo

Campeão do mundo da prova dos 400 metros com barreiras em 2015, o queniano Nicholas Bett morreu na última terça-feira ao ser vítima de um acidente de trânsito em seu país. A tragédia que custou a vida do velocista foi confirmada nesta quarta e ocorreu em uma estrada entre Eldoret e Kapsabet, duas das localidades do país usadas pelos atletas para treinos em altitude.

Bett tinha 28 anos e retornava ao Quênia depois de ter disputado o Campeonato Africano de Atletismo, na Nigéria, e acabou perdendo o controle do veículo que dirigia e faleceu após cair em um barranco. As informações foram confirmadas pelo seu treinador, Vincent Mumo, e pelo comandante do condado de Nandi, Patrick Wambani, à agência Associated Press. O acidente ocorreu em uma estrada próxima a esta cidade, que fica na região oeste do Quênia.

O queniano triunfou na prova dos 400 metros com barreiras do Mundial de 2015, em Pequim, na China, onde a vitória foi considerada histórica para o seu país, que conseguiu se firmar como uma potência do atletismo apenas em provas de larga e meia distância. Essa foi a primeira medalha de ouro obtida por um queniano na história da competição em uma disputa cujo percurso é inferior a 800 metros.

Ele também foi medalhista de bronze neste mesma prova dos 400m com obstáculos no Campeonato Africano de 2014, quando ainda conquistou um terceiro lugar na competição representando a equipe queniana no revezamento 4x400m.

A Federação Queniana de Atletismo se pronunciou oficialmente nesta quarta-feira para lamentar a tragédia e enviar as suas condolências aos familiares do competidor, cujo irmão gêmeo, Aron, fez parte na semana passada do time que conquistou a medalha de ouro da prova dos 4x400m na competição continental realizada na Nigéria. Bett não integrou essa equipe.

Outras notícias

Atletas de Londrina buscam vaga na final do Mundial de Atletismo dos EUA

Atletas de Londrina brilham no Troféu Brasil com ouros e recorde no Rio de Janeiro

Alison dos Santos vence prova dos 400 m com barreiras na Noruega

A Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) também lamentou a morte do velocista e ressaltou, em nota oficial, que ele protagonizou "uma das maiores surpresas do Mundial de Pequim quando ganhou a medalha de ouro com o recorde queniano de 47s79, a melhor marca mundial (dos 400m com barreiras) em 2015".

A entidade também se declarou "profundamente triste e chocada" com a tragédia e enumerou outros feitos de Bett, entre os quais o ouro na Golden League de Paris, no término na temporada de 2016, com o tempo de 48s01. Naquele mesmo ano, ele foi desqualificado da prova dos 400m com barreiras da Olimpíada do Rio ao atingir um obstáculo e não avançar à final, depois de ter chegado ao Brasil como um dos principais favoritos ao ouro.

Veja também

Relacionadas

Atletismo
Imagem de destaque

Londrinense bate recorde sul-americano e garante índice para Mundial

Atletismo
Imagem de destaque

Atletismo: Vitória Rosa é prata nos 100 metros rasos na Polônia

Atletismo

Londrinense Tatiane Raquel leva bronze no Ibero-Americano de Atletismo

Atletismo

Atletas de Londrina competem no Ibero-Americano de Atletismo

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Televisão foi uma das causas de deslizamento na Avenida Dez de Dezembro, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Briga entre taxistas deixa um homem ferido por golpe de facão em Londrina

Brasil e mundo
Brasil

Três pessoas morrem e 10 ficam feridas em ataque a policiais em Novo Hamburgo

Cidade
Londrina e região

Homem de 30 anos morre em confronto com a Polícia Militar na zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Adultos e crianças ficam feridos em capotamento de carro no distrito da Warta

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.