Todos os locais
Todos os locais
Atletismo

COI admite pela 1ª vez que votos podem ter sido comprados em eleição do Rio-2016

11 set 2017 às 17:35
Por: Estadão Conteúdo
Foto Ilustrativa -

Às vésperas de seu congresso anual em Lima, no Peru, o COI abre pela primeira vez uma brecha para reconhecer que votos podem ter sido comprados para sediar Jogos Olímpicos no passado. Pressionado por conta das investigações sobre o Rio de Janeiro, a entidade declarou nesta segunda-feira que já agiu sobre as suspeitas e que vai pedir informações para a Justiça brasileira.

"O Comitê Executivo do COI reafirma hoje que é claro que violações ocorridas no passado também serão lidadas", disse a entidade, por meio de um comunicado emitido em Lima. "Com relação às investigações sobre o ex-presidente da IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo, na sigla em inglês), Lamine Diack, e seu filho, procuradores franceses declararam que existem indícios de que pagamentos foram feitos em troca de votos "sobre a designação de cidades sedes para os maiores eventos esportivos do mundo".

Lamine Diack está no centro do escândalo brasileiro, depois que procuradores franceses e brasileiros identificaram pagamentos em seu nome a partir de operadores da campanha do Rio de Janeiro. Entre os suspeitos está Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio-2016 e do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e considerado pelo presidente do COI, o alemão Thomas Bach, como seu "grande amigo".

A nova postura do COI foi interpretada por dirigentes da entidade como um sinal claro ao COB de que o está abandonando e que não mais o protegerá. Em meados do ano, quando Carlos Arthur Nuzman pediu mais dinheiro ao COI para preencher o rombo financeiro dos Jogos de 2016, a entidade em Lausanne, na Suíça, também havia se recusado a fazer um novo pagamento.

"Nesse contexto, no que se refere aos votos para as cidades sedes dos Jogos Olímpicos no passado, o COI tomou ação imediata", garantiu a entidade. "O COI passou a fazer parte como parte civil há mais de um ano", disse a entidade. Na última sexta-feira, o Estado revelou que o COI já sabia de fato das suspeitas antes mesmo dos Jogos do Rio-2016. "Assim que evidências foram produzidas contra Lamine Diack, ele perdeu seu cargo de membro de honra do COI em novembro de 2015", disse.

Outras notícias

Atletas de Londrina buscam vaga na final do Mundial de Atletismo dos EUA

Atletas de Londrina brilham no Troféu Brasil com ouros e recorde no Rio de Janeiro

Alison dos Santos vence prova dos 400 m com barreiras na Noruega

A entidade diz que a sua Comissão de Ética também pediu, por meio de seus advogados brasileiros, para fazer e manter contato com as autoridades judiciais brasileiras sobre a mais recente investigação de corrupção sobre o voto de 2009 para a escolha dos Jogos de 2016. A meta desse contato seria o de "pedir informação". "O Comitê de Ética está acompanhando o caso", declarou. "Quando evidências forem prestadas, iremos agir", prometeu.

A declaração do COI vem em meio a uma avalanche de críticas, inclusive de seus membros, diante da falta de uma ação da entidade. O canadense Richard Pound, um dos dirigentes mais influentes do movimento olímpico, cobrou do presidente Thomas Bach uma ação mais dura no que se refere ao Rio.

Nos bastidores, o Estado apurou que a entidade teme a perda de patrocinadores e mesmo um arranhão em sua reputação, no que seria a sua pior crise de credibilidade em décadas.

O COI ainda afirma que está "totalmente comprometido em proteger a integridade dos esportes" e que novas regras para candidatos entraram em vigor, como parte de uma reforma da entidade. "Como qualquer organização, o COI não está imune a violações das regras, mas fortalecemos de forma significativa o sistema de prevenção e de sanções", afirmou.

Veja também

Relacionadas

Atletismo
Imagem de destaque

Londrinense bate recorde sul-americano e garante índice para Mundial

Atletismo
Imagem de destaque

Atletismo: Vitória Rosa é prata nos 100 metros rasos na Polônia

Atletismo

Londrinense Tatiane Raquel leva bronze no Ibero-Americano de Atletismo

Atletismo

Atletas de Londrina competem no Ibero-Americano de Atletismo

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Vídeo mostra momento em que mulher esfaqueia o próprio companheiro; briga foi gravada

Cidade
Brasil

Londrina está sob alerta amarelo para tempestade, de acordo com o Inmet

Cidade
Londrina e região

Mulher filmada matando companheiro chora e diz que "não sabia que ele ia morrer"

Cidade
Londrina e região

Quatro pessoas ficam feridas em acidente na Warta; duas presas às ferragens

Política
Londrina e região

TRE-PR decide manter inelegibilidade de Barbosa Neto à Prefeitura de Londrina

Podcasts

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP17 - Jean Tiago Baena (Chess IT)

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP16 - Vinicius Cestari (Clubmed)

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.