Os Jogos Olímpicos da Juventude, que acontecem entre os dias 6 e 18, em Buenos Aires, na Argentina, terá a participação de sete paranaenses bolsistas do Programa Talento Olímpico do Paraná – TOP 2020.
O Time Brasil será representado por 79 atletas com idade entre 15 e 18 anos, em 24 modalidades. A competição reunirá os melhores atletas do mundo da nova geração. Esta será a terceira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude. Em Cingapura 2010 o Brasil conquistou sete medalhas e em Nanquim 2014, na China, foram 15.
Os paranaenses que vestirão a camisa brasileira no atletismo são Érica Barbosa (campeã brasileira vice sul-americana sub 18) - vai competir em Buenos Aires nos 400m rasos; Pedro Tombolim (prata nos Jogos Mundias Escolares - Gymnasiade 2018) - vai competir nos 800m rasos; Vitor Motin (ouro nos Jogos Mundias Escolares - Gymnasiade 2018) - vai competir no lançamento do disco.
Na natação vão competir Fernanda Goeij (campeã dos 50, 100 e 200m costas no Troféu Brasil) - vai competir nos 100 e 200m costas; Rafaela Raurich (prata nos 200 livre e bronze nos 400m livre no Troféu Brasil) - vai competir nos 100, 200 e 400m livre e revezamentos.
No vôlei de praia compete a dupla Gabriel Zuliani e João Pedro Moreira (vice-campeões brasileiros sub 19).
O técnico Robson Xavier, também bolsista, desde a primeira edição do programa, vai comandar a dupla do vôlei de praia e garante que o apoio do projeto é parte fundamental para manter o nível de rendimento desses atletas. “É um programa de suma importância, primeiro para manter os atletas treinando no Paraná e defendendo o Estado nas competições, segundo: para fixá-los na modalidade e, terceiro, para dar suporte para que possam participar de eventos, com alimentação e gastos do dia a dia. E isso se reflete nos resultados. Então, o projeto é fundamental para a revelação de novos talentos e sua continuidade na carreira”.
Xavier disse ainda que a participação dos paranaenses nesta competição, realizada nos mesmos moldes dos jogos adultos e também organizada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), são reflexos da continuidade desse trabalho.
O Talento Olímpico do Paraná (TOP 2020) é o maior programa, em nível estadual, de bolsa-atleta do país. Uma realização do Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET) com o patrocínio da Copel