Todos os locais
Todos os locais
Automobilismo

Ferrari anuncia Leclerc e Raikkonen assina contrato com a Sauber para 2019

11 set 2018 às 10:30
Por: Estadão Conteúdo

A Ferrari anunciou nesta terça-feira uma surpreendente mudança em seu quadro de pilotos. O time italiano informou que o experiente finlandês Kimi Raikkonen vai deixar a equipe no fim do ano para defender a Sauber a partir de 2019. Para o seu lugar, os italianos terão o monegasco Charles Leclerc, que estreou na Fórmula 1 neste ano.

Raikkonen, que completará 39 anos no próximo mês, assinou vínculo por duas temporadas com a Sauber, equipe com a qual iniciou sua trajetória na F-1, em 2001. Campeão mundial em 2007, o finlandês é um dos mais experientes do grid, disputando sua 16ª temporada na categoria. Somente o espanhol Fernando Alonso tem mais quilometragem na F-1, em sua 17ª temporada.

Toda essa experiência será trocada pela juventude e talento de Leclerc, de apenas 20 anos. O atleta de Mônaco integra a academia da Ferrari, que forma novos pilotos, defende em seu primeiro campeonato a Sauber, equipe que se tornou uma espécie de time satélite dos italianos nestes últimos anos.

Demonstrando habilidade em sua primeira temporada na F-1, Leclerc já era apontado como possível substituto de Raikkonen desde a primeira metade do campeonato. Porém, a morte de Sergio Marchionne, que era o principal executivo da grupo Fiat-Chrysler (FCA) e presidente da Ferrari, parecia ter mudado os planos da equipe quanto a sua dupla de pilotos.

Marchionne era favorável à aposta na juventude de Leclerc para 2019. No entanto, seus sucessores se inclinavam a manter a experiência de Raikkonen lado a lado com o alemão Sebastian Vettel na equipe. Por isso, surpreendeu a troca de pilotos anunciada nesta terça.

Outras notícias

Verstappen supera Leclerc no fim e conquista pole position do GP da Holanda

Foz do Iguaçu na contagem regressiva para dar a largada no Rally dos Sertões 2022

Ex-Piloto, Pedro Lecheta, segue em coma após sofrer AVC

"Foi um grande prazer poder apoiar Charles Leclerc em seu ano de estreante na Fórmula 1. Desde a sua chegada, ele nos deu grande motivação. Ele vem melhorando constantemente e vai continuar trabalhando duro até o fim do campeonato para alcançar sua melhor colocação possível junto com a gente. Estamos cientes do talento de Charles e temos certeza de que ele terá um futuro brilhante", declarou Frederic Vasseur, chefe de equipe da Sauber.

O piloto de Mônaco chegou à Fórmula 1 neste ano no embalo de conquistas recentes nas categorias de acesso. Ele foi campeão da GP3 em 2016 e também levantou o título na Fórmula 2, logo em sua temporada de estreia. Seu desenvolvimento na academia da Ferrari e os resultados o credenciaram para uma das vagas da Sauber neste ano.

Em sua primeira temporada na F-1, Leclerc tem como melhor resultado o sexto lugar obtido no GP do Azerbaijão, em Baku. No Mundial de Pilotos, ocupa o 15º posto, com 13 pontos, mais do que o dobro dos seis pontos obtidos pelo sueco Marcus Ericsson, seu companheiro de Sauber, até agora.

Raikkonen, por sua vez, completará a troca entre Sauber e Ferrari. "Contratar Kimi Raikkonen como piloto representa um importante pilar do nosso projeto, e nos aproxima da nossa meta de fazer grande progresso como time no futuro", afirmou Vasseur. "O inquestionável talento de Kimi e sua imensa experiência na F-1 não apenas vão contribuir com o desenvolvimento do nosso car como também vai acelerar nosso crescimento da equipe como um todo."

O finlandês, que seguirá na Ferrari até o fim do campeonato, soma atualmente 20 vitórias e 100 pódios na carreira. Nove destas vitórias foram conquistadas com o carro italiano, onde pilota desde 2014. Esta é sua segunda passagem pela equipe. A primeira aconteceu entre 2007 e 2009, quando chegou a dividir o time com o brasileiro Felipe Massa. Depois disso, deixou a categoria para competir no Mundial de Rally por dois anos. Seu retorno à F-1 aconteceu em 2012, pela Lotus.

"Durante estes anos, a contribuição de Kimi para o time, tanto como piloto quanto como ser humano, foi fundamental. Ele exerceu papel decisivo no crescimento do time e foi, ao mesmo tempo, sempre um grande atleta. Por ser campeão pela Ferrari, ele sempre será parte da história e da família Ferrari. Agradecemos a Kimi por tudo e desejamos o melhor para ele e sua família", afirmou o time italiano, em comunicado.

Veja também

Relacionadas

Automobilismo
Imagem de destaque

Verstappen vence GP da Hungria e dispara na liderança do campeonato

Automobilismo
Imagem de destaque

Max Verstappen vence GP da França de F1 e aumenta vantagem no Mundial

Esporte

Sainz comanda dobradinha da Ferrari no segundo treino livre do GP da França

Esporte Regional

Zini comemora pódio e evolução em Londrina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Bebê é encontrada sozinha em frente a um portão no Jardim Ana Rosa, em Cambé

Cidade
Londrina e região

Chuva rápida em Londrina causa alagamentos em diversos pontos da cidade

Cidade
Londrina e região

Televisão foi uma das causas de deslizamento na Avenida Dez de Dezembro, em Londrina

Paraná
Paraná

Ao menos seis pessoas morrem em acidente envolvendo Van de equipe de remo

Cidade
Londrina e região

Quatro homens suspeitos de roubos de carga morrem em confronto com a PM em Assaí

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.