A Seleção Brasileira Universitária começou muito bem a 24ª edição do Campeonato Mundial de Handebol, que acontece na cidade de Rijeka, na Croácia. Nesta segunda (30), a equipe canarinho bateu a República Tcheca por 29 a 28, em partida válida pelo Grupo A, iniciando a competição com resultado positivo. De outro lado, as anfitriãs sofreram um revés na estreia diante das japonesas, sendo superadas por 31 a 17. Pelo grupo B, Espanha encontrou com Uruguai, ganhando o jogo com tranquilidade por 37 a 8, enquanto Romênia venceu a Polônia com vantagem de uma bola, 28 a 27.
O próximo compromisso das brasileiras será nesta quarta-feira (1º), a partir das 18 horas, contra as donas da casa. E a última partida da fase classificatória está marcada para sexta-feira (03), às 12 horas, contra o selecionado do Japão. E no sábado (05) começa a fase mata-mata para definir as semifinalistas da competição.
A equipe é liderada pelo técnico cascavelense Neudi Antônio Zenatti, que conta ainda na comissão técnica com outros dois paranaenses, o supervisor técnico Lissandro Moisés Dorst e a fisioterapeuta Isabela Zunta Mertz. Além deles, cinco atletas que atuam no Paraná vestem a camisa verde e amarela no Mundial.
O handebol faz parte do calendário do Campeonato Mundial Universitário desde 1963, tendo neste período 57 países que participaram do evento desde o seu início, mas o título de campeão universitário mundial foi limitado a apenas cinco deles até agora: Espanha, Romênia, Brasil, República Tcheca e Portugal.