Todos os locais
Todos os locais
Esportes

Canoagem de Cascavel continua superando as fronteiras

21 abr 2018 às 10:13
Por: Luciano Neves
Fotos Luciano Neves -

Cascavel deve muito para a canoagem. Foi este esporte que colocou três atletas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. E foi de Cascavel a primeira mulher a remar com as cores do Brasil em uma Olimpíada. Ana Paula Vergutz ostenta este feito inédito.

O fato é que a canoagem não para de trazer boas notícias para o esporte cascavelense. Ana Paula, Vagner Souta e Roberto Maehler são os três atletas que representaram Cascavel nos Jogos Olímpicos. Os três ainda buscam a presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio daqui a dois anos. Eles podem encurtar esse caminho com a participação nos Jogos Sul-Americanos de 2018. Este evento será disputado nos dias 6 a 8 de junho, na cidade de Cochabamba, na Bolívia. A boa nova veio esta semana. A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) publicou em seu site uma circular com a convocação dos atletas para este evento continental. Na circular estão os nomes de Ana Paula Vergutz, Vagner Souta e Roberto Maehler.

Nessa circular, a CBCa ainda convocou os canoístas para que se apresentem na Raia Olímpica da Universidade de São Paulo (USP) para um período de treinamentos entre os dias 14 de maio a 02 de junho, como preparação para o Sul-Americano.

Que eles são excelentes atletas, não há contestação. O detalhe é que a convocação para a Seleção Brasileira não é apenas por acaso ou pela participação dos três nos Jogos Olímpicos do Rio. A presença dos três cascavelenses em Cochabamba foi conquistada. Os canoístas representaram o Clube de Regatas Cascavel (CRC) na Copa Brasil de Canoagem, evento que foi realizado em Curitiba, nos dias 7 e 8 de abril.

Outras notícias

Seleção feminina volta a campo contra Colômbia em amistoso no ES

Emiliano valoriza vitória do Corinthians sobre o Cuiabá: "Jogo de vida ou morte"

Santos vence e fica perto do retorno para a Série A do Brasileiro

Ana Paula venceu as quatro provas que disputou: K1 200, K1 500, K1 1000 e K1 5000 metros. Apesar de gostar de provas mais longas, para ela, o que interessava mesmo eram as provas mais curtas que são olímpicas. Com isso, ela vai representar o Brasil nos 200 e 500 metros, na Bolívia. “As provas de 500 e 200 eram as mais importantes porque valiam vagas para o Sul-Americano e são provas olímpicas. A gente já tinha feito uma preparação para a Copa Brasil, mas nossos treinamentos já estavam voltados para o Sul-Americano. A partir destes resultados, começamos a lapidar os trabalhos. Não tivemos tempo hábil para a Copa Brasil para trabalhar as provas curtas. Eu acredito que, no Sul-Americano, eu esteja mais lapidada e preparada para esta competição”, explicou ela.

Ana Paula falou ainda da sua preferência. “Das provas olímpicas, eu prefiro a de 500 metros que é um pouco mais longa e eu me sinto mais confortável. Com eu sou muito grande, as provas rápidas se tornam mais difíceis pra mim. Logo, o barco fica um pouco mais lento em virtude disso. Por isso, eu prefiro a prova de 500 metros”, explicou ela.

K1 1000

No masculino, a prova olímpica na canoagem de velocidade é o K1 1000 metros. E Cascavel tem os principais nomes do país nesta categoria. Vagner Souta, que participou dos Jogos Pan-Americanos e também dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, foi o vencedor na Copa Brasil, em Curitiba. Com isso, ele garantiu a presença no Sul-Americano. Ao lado dele, no pódio, estiveram Roberto Maehler, com presença garantida em Cochabamba, e o grandalhão Vitor Hugo Navarro.

 “Classifiquei no K1 1000 metros individual e agora vamos pela segunda vez para o Campeonato Sul-Americano”, disse. Vagner ainda lembrou de um detalhe que pode gerar um ônus para os remadores cascavelenses. “Lá tem a altitude, que influencia bastante na prova. Vai ser um país diferente e com um clima bastante diferente, bem mais frio. Com relação à altitude, eu tenho um pouco de experiência porque já competi no México, com bastante atitude também. Em Cochabamba vai ser um mistério”, disse ele.

Veja também

Relacionadas

Tarobá Esporte
Imagem de destaque

Cascavel Futsal enfrenta hoje o Guarapuava pelo paranaense de futsal

Tarobá Esporte
Imagem de destaque

Confira os gols da rodada do Campeonato Brasileiro da Série A!

Tarobá Esporte

Botafogo vence e aumenta vantagem na liderança após empate do Palmeiras

Esportes

Sainz vence GP do México, mas Norris impede dobradinha da Ferrari

Mais Lidas

ELEIÇÕES 2024
Londrina e região

Tiago Amaral é eleito prefeito de Londrina com 143.745 votos neste domingo

Cidade
Londrina e região

Jovem de 26 anos morre em confronto com a PM após perseguição em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem de 34 anos é ejetado de carro em capotamento e morre na PR-445, em Londrina

Paraná
Londrina e região

Corpos de jovem e adolescente são encontrados em carro submerso no Paraná

Paraná
Paraná

Acompanhe aqui os resultados das eleições em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.