Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Canoagem

Consistente, Scheidt sobe para oitavo lugar em evento-teste para Tóquio-2020

20 ago 2019 às 11:15
Por: Estadão Conteúdo

Após problemas nos dois últimos dias, quando recebeu penalidades e chegou até a ser retirado de uma das regatas, o brasileiro Robert Scheidt velejou de forma consistente e ficou perto de conquistar uma vaga na "medal race" (regata da medalha) da Read Steady Tokyo, o evento-teste para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Nesta terça-feira, em Enoshima, no Japão, o bicampeão olímpico ficou entre os Top 10 e cruzou a linha de chegada na 5.ª e 7.ª colocações e, com isso, subiu para o oitavo lugar na classificação geral, com 68 pontos perdidos.

Para garantir o direito de disputar a regata final, Scheidt precisa manter a regularidade nas duas últimas provas da fase de classificação, marcadas para esta quarta-feira. "Após duas penalidades e ser obrigado a me retirar ontem (segunda-feira), consegui reagir e fazer duas boas regatas e subi na tabela geral. Amanhã (quarta) teremos um dia importante, mas a velocidade do barco está boa. Todo mundo já teve pelo menos uma regata ruim aqui no Japão, com altos e baixos, e vou dar o meu melhor para seguir velejando com regularidade", explicou.

Quando fala em altos e baixos, Scheidt cita os seguidos problemas que viveu em Enoshima. No domingo, levou uma bandeira amarela pela regra 42, na qual os juízes entendem que o velejador usou o movimento do corpo para aumentar a velocidade do barco, em ação conhecida por bombear. No dia seguinte, voltou a ser penalizado pelo mesmo motivo e foi obrigado a se retirar da última de três regatas.

"Fiquei bem chateado, especialmente na segunda-feira, quando estava velejando de forma super conservadora. Ainda preciso entender melhor em que ponto o júri está interpretando o regulamento e o que preciso mudar para isso não ocorrer mais, pois nas outras três competições, desde que voltei à classe Laser, não havia passado por isso", comentou o brasileiro.

Scheidt está classificado para os Jogos de Tóquio-2020 e é o único do Brasil entre os 35 barcos que disputam o evento-teste em Enoshima. Porém, ainda precisa esperar a convocação final para a delegação brasileira para confirmar presença na Olimpíada. De acordo com o critério da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), ele só perde a vaga se outro atleta do País subir ao pódio no Mundial da Laser em 2020.

Outras notícias

Vagner Souta Jr fatura sexta medalha em Campeonatos Pan de Canoagem

Canoísta cascavelense sobe ao pódio no Campeonato Pan-Americano no Canadá

Isaquias Queiroz é campeão mundial no C1 500 metros no Canadá

OUTROS RESULTADOS - Na classe 49er FX, as atuais campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze tiveram um dia abaixo das expectativas com um oitavo e dois sétimos lugares na três regatas do dia. Assim, as brasileiras avançaram à "medal race" na segunda colocação com 51 pontos perdidos, contra 50 das líderes Charlotte Dobson e Saskia Tidey, da Grã-Bretanha.

Fora da "medal race" em suas categorias, Patrícia Freitas ficou em 13.º na RS:X, enquanto que Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino terminaram em 11.º na Nacra 470.

Ainda na luta por vaga na regata final, Jorge Zarif caiu para a sétima posição na classe Finn após ficar em 16.º e 18.º lugares nas disputas do dia. Na 470, Geison Mendes e Gustavo Thiesen ocupam a 15.ª posição no evento masculino e Fernanda Oliveira e Ana Barbachan estão em sexto na disputa feminina após vencer uma das duas regatas desta terça-feira.

Veja também

Relacionadas

Canoagem
Imagem de destaque

Isaquias Queiroz avança para semifinais na prova do C1 1000 metros

Canoagem
Imagem de destaque

Quatro brasileiros avançam à semifinal do Mundial de canoagem slalom

Canoagem

CRC é vice-campeão da Copa Brasil de Canoagem

Canoagem

Atual campeão, CRC volta a disputar a Copa Brasil de Canoagem

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 29 anos é entubado após grave acidente na BR-369, em Londrina

Cidade
Cascavel e região

Familiares de suspeito são detidos por desacato após prisão de motorista envolvido em perseguição

Cidade
Cascavel e região

Policial Militar morre após acidente durante perseguição em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Londrina aprova lei que permite trocar multas de trânsito por doação de sangue

Cidade
Londrina e região

FAB realiza testes em aeronave para inauguração do ILS no Aeroporto de Londrina

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 40 | Superação e Aprendizado | Daniel Cardoso

Podcast Falando de Gestão | EP 38 | Sucessão Familiar | Sérgio Neme

Podcast Pod Tah | EP 36 | Diversidade e Orgulho | Dalton Albertin e Guilherme Pinho

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.