Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Canoagem

Equipe Nacional permanente de canoagem começa a treinar em Cascavel

23 jul 2020 às 14:32
Por: Redação Tarobá News

A manhã ensolarada, pouco vento e temperatura agradável no Lago Municipal de Cascavel foi cenário perfeito para o caiaque feminino da Canoagem Velocidade iniciar os treinos na mais nova base da Equipe Nacional Permanente (PNE). Pouco depois das 9h desta quinta-feira (23), as atletas já estavam na água e remando firme em busca de melhorarem a performance para as competições futuras.

O projeto é uma parceria da Prefeitura de Cascavel e a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), por meio da Lei Agnelo Piva,  através do Projeto encaminhado pela CBCa ao Comitê Olímpico Brasileiro  (COB), parceiro na implantação da nova base.

A raia montada no Lago Municipal conta com estrutura de nível internacional e o espaço será utilizado também pelo Clube de Regatas de Cascavel, o CRC Cascavel, que tem 11 anos de tradição na prática da Canoagem na cidade e já revelou talentos esportivos como Ana Paula Vergutz e Vagner Souta.

Acolhida

Agatha Justino Carvalho veio de São Leopoldo (RS) e disse estar encantada com a recepção que teve em Cascavel, cidade que ela ainda não conhecia. "Gostei da raia, gostei do lugar, gostei do parque, o pessoal aqui é bem receptivo", disse. Para ela, treinar em Cascavel será uma experiência nova. "Nunca treinei nessa raia e aqui tem condições adversas, que é o vento, que eu também não estou acostumada, então pra mim vai ser um desafio bem novo e estou com uma expectativa bem boa", avaliou.

Outras notícias

Vagner Souta Jr fatura sexta medalha em Campeonatos Pan de Canoagem

Canoísta cascavelense sobe ao pódio no Campeonato Pan-Americano no Canadá

Isaquias Queiroz é campeão mundial no C1 500 metros no Canadá

A atleta Luana Kamiya Marinho é de Cascavel e destaca que é preciso receber bem as atletas para formar uma grande equipe. "Vamos fazer o máximo para acolher bem elas e poder treinar bem,todo mundo junto, se ajudar e ser uma equipe bem unida", afirma. Ela disse que é preciso incentivo mútuo entre as atletas diariamente. "O importante é todo do dia estar se motivando, vir treinar e motivar os outros para em um campeonato futuro a gente possa ter bons resultados, dar o melhor e  mostrar o que a gente faz diariamente aqui na água", avalia.

A equipe é comandada por Beatriz Renata Vergutz, esportista com duas décadas de experiência no esporte, 10 deles como treinadora. “É uma grande oportunidade acompanhada de muita responsabilidade e de muito trabalho. São muitos os desafios, principalmente o de retomar a base do o caiaque feminino em um projeto que tem como objetivos resultados de médio e longo prazo. Qualidade técnica, seriedade, dedicação, aprendizado constante e comprometimento com o desenvolvimento da modalidade são valores norteadores do meu trabalho”, comenta Beatriz.

A aquisição dos equipamentos para a montagem da raia e também do pier foi feita pela Prefeitura Municipal, que também fez a reforma do hangar onde é a sede do clube local (CRC Cascavel) para guardar os barcos. Além da parte estrutural, o Município banca a alimentação, hospedagem completa (aluguel, água, luz e condomínio) e o transporte. Já a treinadora Beatriz Vergutz é mantida por meio de parceria entre o Governo do Estado do Paraná, que faz a cedência dos recursos para a Prefeitura que por fim efetua os pagamentos mensais para a profissional. A Confederação Brasileira de Canoagem fez a montagem da raia, também cedeu os barcos e equipamentos de treinamento, além de arcar com os custos do seguro de vida e os planos de saúde da equipe.

 

Longo prazo

O treinamento é a longo prazo e o foco são os Jogos Olímpicos de 2024. Os treinos nas EPNs são fundamentais para o desenvolvimento do futuro da canoagem brasileira, um instrumento de organização dos treinamentos que já mostrou sua eficiência comprovada, como o resultado histórico nos  Jogos Olímpicos Rio 2016 com as três medalhas de Isaquias Queiroz e uma do Erlon de Souza e também com o melhor desempenho obtido nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015.

"A gente tem uma equipe que vai permanecer no município por muito tempo, e a gente espera que [a parceria] dure por muitos anos e que cascavel se consolide como celeiro de atletas de alto rendimento", diz Beatriz.

assessoria 


Veja também

Relacionadas

Canoagem
Imagem de destaque

Isaquias Queiroz avança para semifinais na prova do C1 1000 metros

Canoagem
Imagem de destaque

Quatro brasileiros avançam à semifinal do Mundial de canoagem slalom

Canoagem

CRC é vice-campeão da Copa Brasil de Canoagem

Canoagem

Atual campeão, CRC volta a disputar a Copa Brasil de Canoagem

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Tremor de terra de magnitude 2,5 é registrado em Assaí e sentido em Londrina

Cidade
Londrina e região

Comércio de Londrina divulga horário especial de Dezembro para as festividades

Cidade
Londrina e região

Tremor sentido em Londrina teria sido causado por explosões na Pedreira Guaravera

Brasil e mundo
Brasil

Casal é investigado por gravar filme pornô em moto aquática

Cidade
Londrina e região

Motorista de caminhão é encontrado morto ao lado de campo de futebol em Cambé

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 9 | Performance e Longevidade Masculina | Dra. karina Ancioto e Dr. Heitor Andrade

Podcast PodGuest | EP 17 | Celebrando Laços: Campanha de Natal Morana | Patricia Melo

Podcast Café Com Edu Granado | EP 39 | Combate ao Desperdício de Alimentos | SESC Mesa Brasil

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.