Já classificado para a fase de mata-mata do Campeonato Paranaense, o Cascavel entra em campo com um só objetivo: a liderança da primeira fase. Neste domingo (06), a Serpente Aurinegra faz a sétima partida dentro do Estádio Olímpico, e enfrenta o Athletico-PR, às 16 horas. Além da Serpente Aurinegra, o Furacão também está garantido nas quartas de final. Quarto colocado na tabela de classificação, com 18 pontos, o Cascavel mira a ponta da tabela do Estadual. Para isso, precisa de uma combinação de resultados. Se vencer o Athletico neste domingo, precisa de um empate no duelo entre Maringá e Coritiba. E que o Operário não vença o Azuriz.
Parece uma missão impossível, certo? Mas se depender do retrospecto da Serpente jogando em casa pelo Paranaense, a missão se torna mais alcançável. O Cascavel não perde no Olímpico em jogos válidos pelo Estadual desde o dia 21 de março de 2019, quando foi derrotado pelo Rio Branco por 1 a 0. Desde então foram 22 jogos no Olímpico, com 15 vitórias e sete empates. Nesta temporada, a Serpente fez seis jogos no ‘ninho’, cinco deles foram pelo Paranaense, sendo que nestes cinco, o time só venceu. O grande problema do Cascavel são os jogos fora de casa. Em cinco jogos, duas derrotas e três empates. Aliás, na rodada passada, o time foi derrotado pelo Maringá, por 1 a 0.
Mas é pensando no fator casa que o Cascavel se apega, e para lotar o Olímpico, a diretoria lançou o preço de ingresso mais barato da temporada: arquibancada descoberta por R$ 10 para quem estiver com a camisa do Cascavel. Já na arquibancada coberta o valor é de R$ 50 a meia-entrada, também válido para quem for ao jogo com a camisa aurinegra.
O técnico Tcheco reconhece a importância da equipe se classificar entre os primeiros e garantir a vantagem de decidir em casa na fase de mata-mata. “Vamos colocar o time completo. Nós queremos ficar entre os quatro para nas quartas de final trazer o segundo jogo para o Olímpico”, garante.
O lateral-esquerdo Willian Simões, um dos destaques do Cascavel na temporada, espera grande público e garante que entrega não vai faltar. “Eu tenho certeza que nossa torcida vai estar em peso no estádio. Peço que eles nos apoiem do começo ao fim. Vai ser um jogo difícil, mas como eles vêm fazendo, nós estamos conseguindo as vitórias dentro de casa”, completa Willian Simões.
Furacão
O adversário também já garantiu de forma antecipada a classificação. Mas vem ferido. No meio de semana, o Athletico-PR foi derrotado pelo Palmeiras na disputa pela Recopa Sul-Americana. Pelo Paranaense, o time de aspirantes também vem de uma derrota. Na rodada passada, o Operário quebrou a invencibilidade do Furacão na competição ao vencer por 2 a 1, dentro da Arena da Baixada. Resultado que jogou o time da capital para a sexta colocação, com 17 pontos.
Histórico
Os confrontos entre Cascavel e Athletico-PR demonstram certo equilíbrio. Em onze jogos, três vitórias para cada lado, e cinco empates. No ano passado, as equipes se enfrentaram pelas semifinais do Estadual, e o Cascavel alcançou seu maior feito desde a fundação do clube, ao eliminar o Furacão no Estádio Olímpico, vencendo por 2 a 1 de virada. Outra curiosidade sobre este duelo envolve o artilheiro Léo Itaperuna. O gol da vitória foi marcado pelo camisa 11, que desde então, nunca mais balançou as redes. A última vez que o Furacão venceu o Cascavel foi a quase dois anos atrás. No Paranaense de 2020, o Rubro-Negro aplicou sonoros 5 a 1 na Serpente, no jogo de ida das semifinais daquele ano.
Retrospecto
2015
Cascavel 0 x 0 Athletico-PR
2016
Cascavel 2 x 2 Athletico-PR
2017
Athletico-PR 4 x 0 Cascavel
2018
Cascavel 0 x 1 Athletico-PR
2019
Cascavel 0 x 0 Athletico-PR
2020
Cascavel 1 x 0 Athletico-PR
2021
Cascavel 2 x 1 Athletico-PR
Athletico-PR 1 x 1 Cascavel
Cascavel 2 x 1 Athletico-PR