Procura-se um novo rival para formar um clássico do futebol paranaense com o Cascavel. Até pouco tempo, um dos principais adversários era o Cascavel CR, já que ambos formaram o ‘clássico do veneno’. Mas com a decadência deste rival, que está inativo, este clássico perdeu força. A Serpente Aurinegra rivalizou com Foz do Iguaçu e Toledo, duelos quentes entre equipes do oeste. Porém, ambos estão na divisão de acesso e não devem cruzar o caminho do Cascavel tão cedo. Neste sentido, o Cascavel pode formar um novo clássico contra outro time do interior do Estado. Até poderia ser o Londrina, já que ambos se encontraram na decisão do Paranaense do ano passado e a taça ficou com o Tubarão. Mas um jogo contra Londrina ou Operário só ganha requintes de clássico se o Cascavel dividir o espaço com estes clubes numa mesma divisão nacional.
O Cianorte até poderia ser um bom adversário para um eventual clássico. Isso porque o Leão do Vale foi o algoz da Serpente Aurinegra numa competição nacional, o mata-mata da Série D do ano passado. Agora, de todos os concorrentes que o Cascavel enfrentou este ano, o adversário que mais aproxima para formar um grande clássico é o Maringá. Está surgindo uma rivalidade do Cascavel contra o representante da Cidade-Canção, um duelo da Serpente Aurinegra contra o Dogão. Isso porque, os dois times são jovens e compartilham dos mesmos objetivos. Ambos querem garantir um calendário mais amplo para 2023. E isso passa pelo sucesso nas quartas de final do Campeonato Paranaense deste ano. As duas equipes fazem o jogo de ida do mata-mata neste sábado (12), às 18h30, no Estádio Olímpico Regional. A partida de volta será no dia 20 de março, no Estádio Willie Davids. O vencedor deste confronto confirmará a vaga na Série D do Brasileiro do ano que vem. Vale lembrar que o Cascavel irá disputar a quarta divisão nacional este ano e busca o acesso à Série D. O Paraná tem direito a três vagas na Série D. Hoje, essas vagas estão em disputa entre Cascavel, Maringá, Cianorte e Independente São Joseense. Quem alcançar a semifinal garante a classificação. Porém, se os clubes forem eliminados antes, vale a pontuação geral do Paranaense. Já na Copa do Brasil, os quatro semifinalistas do Estadual é que garantam presença no torneio do ano que vem. O mata-mata nacional é o campeonato com a maior premiação possível para a Serpente Aurinegra. “Vamos entrar na semana mais importante do clube. Vamos decidir uma vaga na Série D e também da Copa do Brasil do próximo ano. E esse enfrentamento contra o Maringá é iminente”, analisou o técnico Tcheco.
O retrospecto mostra outros jogos decisivos entre Cascavel e Maringá. No ano passado, os dois times se enfrentaram justamente nesta fase do Estadual. A partida de ida foi no Estádio Willie Davids e a Serpente Aurinegra venceu por 2 a 1. Depois, os comandados de Tcheco garantiram a presença nas semifinais com o empate em 1 a 1 no Olímpico. Já em 2017, os dois times decidiram a Taça FPF Sub-23. Na ocasião, ambos também compartilhavam o mesmo objetivo, que era uma vaga na Série D. O título ficou com o Dogão com a vitória por 3 a 1 no Willie Davids e, consequentemente, com a vaga na quarta divisão nacional em 2018. Ou seja, criou-se aí uma rivalidade, já que o Maringá frustrou os planos do Cascavel de disputar a Série D pela primeira vez. O time só conseguiu disputar a quarta divisão nacional em 2020. Em contrapartida, quando o Cascavel despachou o Maringá nas quartas de final do ano passado evitou a classificação do time da Cidade-Canção para a Série D deste ano. E quem ficou com a vaga foi o Azuriz, de Pato Branco.
Ao todo, Cascavel e Maringá se enfrentaram onze vezes. Foram cinco vitórias do Dogão, quatro empates e duas vitórias cascavelenses. Isso levando em conta os três jogos da Taça FPF em 2017. O Maringá, inclusive, saiu vitorioso no último encontro entre eles. No dia 26 de fevereiro, pela décima rodada deste Estadual, o Maringá venceu por 1 a 0, com gol de Mirandinha, no Willie Davids. Aliás, dos oito jogos que ocorreram entre eles na elite paranaense, apenas um foi no Olímpico. Ou seja, neste sábado, o Cascavel encara este adversário pela segunda vez em seus domínios.