Não se pode falar do futsal de Cascavel sem pontuar com a devida importância o ginásio da Neva. Foi neste local que o Cascavel Futsal levantou cinco das seis conquistas estaduais que teve. A Serpente Tricolor alcançou outra marca importante: completou dois anos sem ser derrotada no ginásio da Neva. A última derrota do Cascavel Futsal ocorreu no dia 04 de maio de 2019, quando foi superado pelo Carlos Barbosa por 2 a 0, em jogo válido pela Liga Nacional.
É preciso lembrar que, naquele ano, o local passou por melhorias e o Cascavel Futsal teve que mandar os seus jogos no ginásio da Coopavel e em Santa Tereza do Oeste. Nestes dois locais, o time sofreu derrotas como mandante, algumas bem traumáticas como a eliminação na Liga Nacional daquele ano, além das derrotas para Marreco e Dois Vizinhos, que resultaram nas eliminações nas quartas de final do Paranaense da Série Ouro e da Liga Paraná, respectivamente.
Mas depois que voltou a atuar na Neva, o Cascavel Futsal foi soberano. Em 2020, o time fez 19 partidas no ‘ninho’ com dez vitórias e nove empates, contando as três competições oficiais. O ginásio da Neva foi decisivo para a conquista do sexto título do Paranaense da Série Ouro. Pelo Estadual do ano passado, o time fez seis jogos com cinco vitórias e um empate. No último jogo do ano, realizado no dia 22 de dezembro de 2020, derrotou o Umuarama por 6 a 1 no placar agregado (4 a 1 no tempo normal e 2 a 0 na prorrogação). Pelo Estadual passado, o aproveitamento foi de 88%.
Se levar em conta apenas as partidas da Série Ouro, a invencibilidade dentro da Neva é ainda mais duradoura. A última derrota pelo Estadual ocorreu no dia 05 de novembro de 2018, 5 a 3 para o Marreco no jogo de ida das quartas de final.
E em 2021, o Cascavel Futsal vem mantendo a invencibilidade ‘caseira’. Até agora, o time fez três jogos no ginásio da Neva com duas vitórias de goleada sobre Coronel Futsal e São José dos Pinhais e um empate em 3 a 3 com o Palmas na semana passada, num resultado que pode até ser considerado um ‘tropeço’. Porém, o time segue invicto na temporada e manteve o longo período sem perder dentro do ‘ninho’. O técnico Cassiano Klein comemorou os dois anos de invencibilidade no ginásio da Neva. E só lamentou a ausência da torcida em praticamente toda essa marca. “Representa muito. Você fazer parte de uma grande equipe tem o desejo de vencer o tempo todo. E você conseguir uma margem de dois anos sem perder na Neva é algo extraordinário. E tem o nosso torcedor que se fez presente em alguns jogos, mas não pôde estar conosco no ginásio da Neva na temporada passada devido a situação da pandemia. Mas o coração dele esteve conosco e isso é o que importa”, disse Cassiano.
Depois de empatar com o Palmas em 3 a 3, na semana passada, o Cascavel Futsal ganhou folga na tabela de jogos. O time só volta a jogar no dia 15 de maio contra o Dois Vizinhos, fora de casa. Depois, visita a Assoeva, no Rio Grande do Sul, no dia 27 pela Liga Nacional. E só volta a jogar no ginásio da Neva no dia 31 de maio, quando recebe o Atlântico de Erechim, também pela Liga.