Confesso que, para mim, a Copa do Mundo da Rússia está bem mais cinzenta. A tradicionalíssima Itália, tetracampeã mundial, não estará no Mundial do ano que vem. Digo isso porque sempre fui simpatizante da Azzurra. Sempre admirei o goleiraço Buffon e não poderei mais vê-lo em ação com a camisa da seleção italiana. Buffon, que buscava a sua sexta Copa do Mundo, anunciou a aposentadoria da seleção.
Buffon anunciou a aposentadoria da seleção italiana
Cresci assistindo ao Campeonato Italiano e lembro bem das narrações de Silvio Luiz na Band na década de 90. Justamente em uma época em que a Itália era a grande ‘meca’ do futebol mundial. Para os jogadores de futebol, naquela época, atuar em um clube italiano era o auge na carreira. Infelizmente, não é mais assim... O declínio do futebol italiano alcançou a Azzurra, que vai ficar de fora do Mundial desde 1958, quando a Copa foi realizada na Suécia. Por ironia do destino, a seleção sueca despachou a Itália na repescagem ao vencer o jogo de ida por 1 a 0 e segurar os italianos no jogo de volta. O empate em 0 a 0 classificou a Suécia para a Copa, a 13ª seleção europeia a garantir uma vaga na Rússia.
A Suécia, que ficou fora das duas últimas edições, está de volta
O que faltou para a Itália? Um astro que pudesse fazer a diferença como Roberto Baggio, Vieri, Totti ou Del Piero? Será que Pirlo fez falta? Uma característica do futebol italiano sempre foi a força defensiva. Isso levou a Azzurra ao tetracampeonato em 2006, tanto é que Cannavaro foi eleito o melhor jogador do mundo naquele ano. Não há dúvidas que a atual seleção italiana é bem mais modesta que o time que superou a França na decisão da Copa da Alemanha há onze anos. No entanto, as campanhas nos mundiais seguintes serviram de aviso para a ‘catástrofe’ italiana. Em 2010 e em 2014, a Itália não passou da primeira fase. Em seis jogos nos dois Mundiais, a Azzurra conseguiu apenas uma vitória sobre a Inglaterra. A agora, amarga o fato de ser a única campeã mundial a ficar de fora da Copa da Rússia. Os outros sete campeões – Brasil, Alemanha, Uruguai, Argentina, Inglaterra, França e Espanha – estarão na Copa.
O Chile não se classificou para a Copa da Rússia
A propósito, a Copa da Rússia vai ser marcada pelas ausências de seleções tradicionais. Além da Itália, a Europa perdeu também a Holanda, três vezes vice-campeã mundial e semifinalista nas duas últimas edições.
Na América do Sul, o Chile, que se tornou uma das potências do continente no futebol com a conquista de duas edições da Copa América, ficou de fora.
A Concacaf não terá a seleção dos Estados Unidos, presente na Copa do Mundo desde 1990.
Na Rússia, não veremos três seleções africanas de peso: Camarões, Costa do Marfim e Gana. Camarões foi o primeiro representante da África a chegar nas quartas de final e isso ocorreu no Mundial de 1990, na Itália. Gana e Costa do Marfim tiveram três participações seguidas na Copa.
Mais três vagas
Restam apenas três vagas para a Copa do Mundo da Rússia. Hoje será conhecido o último representante europeu e ele vai sair do duelo entre Irlanda e Dinamarca, que se enfrentam nesta terça (14), às 17h45. Um dos dois vai voltar ao mundial. A Irlanda disputou a Copa pela última vez em 2002 e a Dinamarca esteve presente na edição de 2010, na África do Sul.
O Peru não disputa um mundial desde 1982 e quer voltar
As outras duas vagas sairão da repescagem mundial. O Peru tenta ser o quinto time sul-americano na Copa e precisa despachar a Nova Zelândia. A partida será na madrugada de quarta para quinta, em Lima. O Peru disputou o Mundial pela última vez em 1982.
O outro classificado vai sair do duelo entre Austrália e Honduras, que se enfrentam nesta quarta (15), às 7 horas, em Sydney. Os australianos disputaram as últimas três edições e o time de Honduras participou das duas últimas Copas, na África do Sul e no Brasil, respectivamente.
Confira agora a lista de quem já está na Copa
Europa
Rússia - França - Portugal - Alemanha - Sérvia - Polônia - Inglaterra - Espanha - Bélgica - Islândia - Suíça - Croácia - Suécia
América do Sul
Brasil - Uruguai - Argentina - Colômbia
Concacaf
México - Costa Rica - Panamá
Ásia
Irã - Japão - Coreia do Sul - Arábia Saudita
África
Tunísia - Nigéria - Marrocos - Senegal - Egito