O Pato Futsal é o grande campeão do Paranaense da Chave Ouro de 2017. No segundo jogo da decisão, realizado no ginásio Dolivar Lavarda, em Pato Branco, o Pato superou o rival no tempo normal por 4 a 1 e conseguiu faturar a taça nos pênaltis por 5 a 3. Foi o segundo título estadual de um representante de Pato Branco. O primeiro deles foi o Atlético Patobranquense, que levantou a taça em 2006.
O Pato Futsal precisava da vitória no tempo normal para levar a decisão para os pênaltis, já que havia sido derrotado no jogo de ida, no sábado passado (02), em Francisco Beltrão.
O Marreco tinha a vantagem do empate para conquistar o título inédito. A vantagem ficou maior quando o artilheiro Sinoê fez o primeiro do time de Baiano. Foi o 19º gol dele, vice-artilheiro da Chave Ouro. Mas no último segundo da etapa inicial, Neguinho deixou tudo igual.
No segundo tempo, o Pato voltou melhor e Trentin fez o gol da virada. O capitão Simi anotou o terceiro do time da casa depois de uma belíssima jogada de Neguinho. E o goleiro Difanti aproveitou o gol vazio para fazer o quarto do Pato, no finzinho da partida. O placar de 4 a 1 para o Pato levou a decisão para uma inédita disputa de pênaltis na Chave Ouro.
Robério, Jamur, Trentin e Danilo Baron converteram as quatro primeiras cobranças do Pato. Emerson, Kauê e Richard também anotaram suas cobranças. Mas o goleiro Pablio defendeu a quarta cobrança do Marreco, efetuado por Barbosinha. E coube ao astro Simi marcar o quinto gol de pênalti do Pato e provocar uma explosão da torcida no ginásio Dolivar Lavarda. O capitão teve o privilégio de levantar a taça. Difanti foi escolhido como o melhor goleiro do campeonato e Neguinho foi eleito o melhor jogador da partida. Ernandes, jogador que defendeu o Cascavel Futsal, terminou a Chave Ouro como o principal artilheiro com 23 gols. O Marreco ficou com o vice-campeonato e fechou a competição com o melhor ataque com 99 gols marcados. A Serpente Tricolor ficou em terceiro lugar e o Marechal concluiu o torneio na quarta posição.