Parece que foi ontem que tudo começou. O organizador do Campeonato Chácara Fardoski, Marcão Baccin, tem boas lembranças do início da competição que teve sua primeira edição em 2011. “Muitas equipes jogavam amistosos ali na Chácara e eu, como bom amante do futebol, sempre prestigiava as equipes nas tardes de sábado, equipes ali do bairro mesmo, mas que deixavam os campos lotados. Um dos atletas me questionou: ‘por que você não faz um campeonato para o pessoal do bairro?” Aqui ficou martelando na cabeça. Conversei com o seu Zé (Fardoski), que é o patrão, e começamos a mexer os papéis”, lembrou ele.
A competição saiu do papel e ocorreu na prática. A primeira edição, em 2011, reuniu doze equipes e o primeiro campeão foi o GMC Futebol Clube. Marcão acrescenta que tudo foi feito meio no improviso, o que tornou o evento mais divertido. Mas a aprovação foi de 100%
No ano seguinte, a competição foi feita no formato de pontos corridos e aumentou para 16 equipes. Em 2013, em virtude do sucesso das edições anteriores, as equipes mais tradicionais passaram a olhar para o Campeonato Chácara Fardoski de uma maneira diferente. Queriam saber qual era o diferencial daquele campeonato que atraia tanta gente e que tinha as rodadas apenas nas tardes dos sábados. “Em 2017, o campeonato já era noticiado por jornais, rádios e televisão. Mas sempre conseguimos manter o mesmo objetivo. Manter as regras e a disciplina. E assim, o nosso campeonato ficou famoso. Já tínhamos o ingresso de atletas profissionais aproveitando a pausa na temporada para jogar a competição”, explicou.
O fato é que o Campeonato Chácara Fardoski é um dos mais tradicionais torneios de futebol suíço de Cascavel. E inicia neste sábado (11), a décima edição. Em uma década, o certame reuniu centenas de histórias do esporte. Marcão Baccin e todos os envolvidos na competição farão o possível para que esta edição seja tão especial quanto as demais.
Edição de 2020
Para este ano, Marcão Baccin priorizou um campeonato ainda mais organizado. Ele reduziu o número de 24 participantes, como foi em 2019, para apenas vinte equipes. Ele explica que algumas equipes ficaram na fila de espera. Porém, trabalhar com um número menor de times permitiu uma competição de maior equilíbrio e de maior qualidade. “Em 2018 tivemos uma experiência de colocar 32 equipes. Foi uma edição muito boa, mas não é o melhor para o campeonato. Tivemos esse recorde de equipes mas não é um número ideal”, disse.
Os vinte times foram divididos em dois grupos de dez. Eles vão se enfrentar entre si dentro das suas respectivas chaves. Depois de nove rodadas, os oito primeiros colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final. E a partir daí, o Campeonato Chácara Fardoski terá só duelos de mata até ser definido o campeão. Em 2020, 19 times vão tentar desbancar o atual campeão. No ano passado, o troféu foi para o Barão Auto Peças.
Mas Marcão trará de volta uma tradição que foi feita até a edição de 2015. A grande final será novamente na manhã de domingo e terá o tradicional costelão. “Faremos dez anos de Chácara Fardoski e faremos vinte costelões, um para cada equipe. Na verdade, 21 costelões, pois faremos um para a organização”, disse Marcão. “Agradecemos a todos que estão conosco desde o primeiro campeonato, que já faz parte da família. Estamos muito felizes com o pessoal que nos apoia e acredita no nosso trabalho. E que venha o Fardoski de 2020, porque estamos preparados. São dez anos de aprendizado e convivência com as equipes”, disse.
Primeira rodada
Três jogos abrem a competição às 15 horas. O Independente encara o Cabana da Onça. O atual campeão Barão Auto Peças estreia contra Esporte Clube União. E o time do Brunetto e Contadores pega o Esporte Clube Bernardo.
Mais três partidas estão programadas para as 16 horas. O Sete de Setembro enfrenta a Alemanha. O time da Vidraçaria EB encara o Vip Sports/Marcão. E a equipe da Arken enfrenta o Roberto Diesel/Leve Sports. A rodada prossegue às 17 horas com mais três jogos. O Hospital Gênesis/Gastroclínica encara a Villa Norte. O Taurus FC enfrenta a Bonamigo Ferro e Aço. E o time dos Pé de Cana enfrenta o CAP/Fercaus/Cristal. A primeira rodada vai ser concluída às 18 horas com o jogo entre Casa do Marquês e Sindvel/Copisa/Klevis Reciclagem.
Os campeões
2011 – GMC
2012 - MARMORARIA ESMERALDA
2013 – BERNARDOS
2014 – BERNARDOS
2015 - FÚRIA CASCAVEL
2016 - FÚRIA CASCAVEL
2017 - AGV VILLA NORTE
2018 - CASCAVEL AUTO PEÇAS
2019 - BARÃO AUTO PEÇAS