A busca do milagre do acesso para o Londrina Esporte Clube passa por uma vitória considerada obrigatória para muitos torcedores. O próximo jogo é fora de casa, contra o ABC, no sábado. O time de Natal vive crise nos gramados, com a última colocação da Série B e o rebaixamento quase matemático, além de transtornos internos. Jogadores estão sem receber salários desde junho. Há atraso também de benefícios como FGTS, auxílio moradia, premiações do campeonato potiguar e da Copa do Brasil.
No início desta semana, os jogadores do ABC nem se reapresentaram para os treinamentos. Eles aguardam uma solução da diretoria do clube até quarta-feira, caso contrário devem solicitar rescisão coletiva de contratos junto ao Ministério do Trabalho. Quem fica sabendo de tal situação nem imagina que, ainda assim, no último fim de semana o ABC venceu o Náutico, fora de casa, pelo placar de 2 a 1. É preciso ficar atento. Equipe assim não tem quase nada a perder.
Mas para não destacarmos apenas a necessidade de “pés no chão” e respeito pelo adversário, vale ressaltar que até o início da rodada* a diferença para o quarto colocado Paraná Clube, antes de nove pontos, caiu para sete. É o G4 ficando mais perto a cada rodada. O LEC só tem confrontos diretos nas duas últimas rodadas, contra América Mineiro, em casa, e Vila Nova, fora.
O Tubarão também tem pontos positivos a serem apresentados. Dos últimos cinco jogos, foram quatro vitórias e apenas uma derrota. A equipe alviceleste tem o melhor ataque da competição de maneira isolada, com 49 gols marcados. A média é de 1,58 por partida. A defesa, que preocupava até pouco tempo atrás, não sofre gols há três partidas consecutivas. O clima tem ficado favorável ao LEC. É preciso acreditar. Enquanto há vida, há esperança. Enquanto há esperança (e chance matemática), há probabilidade de acesso.
* A 32ª rodada foi aberta nesta terça-feira. O Paraná Clube venceu o Vila Nova por 1 a 0 e subiu para a vice-liderança, com 56 pontos. O novo quarto colocado, temporariamente, é o Ceará, que entra em campo no sábado e soma 55 pontos.