O Operário de Ponta Grossa inicia nesta quarta-feira (17) a sua quarta participação na Copa do Brasil. O Fantasma só conseguiu o ingresso na edição de 2021 graças ao Athletico-PR, que garantiu a nona posição no último Campeonato Brasileiro e irá ingressar na Copa do Brasil na terceira fase. Do contrário, o Operário teria ficado de fora do torneio já que não alcançou as semifinais do último Campeonato Brasileiro.
O duelo do Fantasma contra o Juventude do Maranhão, às 15h30, no Estádio Pinheirão, em São Mateus do Maranhão. Por ser o visitante no confronto, o time paranaense terá a vantagem de jogar pelo empate. Caso conquiste a classificação, o Operário irá enfrentar o vencedor do confronto entre União Rondonópolis, do Mato Grosso, e Coritiba, que se enfrentam amanhã (18). Ou seja, a Copa do Brasil pode ter um confronto entre paranaenses na segunda fase.
No ano passado, o Operário alcançou a segunda fase da Copa do Brasil. Após eliminar o Barbalha do Ceará com uma vitória por 3 a 0, o time caiu dentro de casa ao ser superado pelo América-MG, que foi um dos semifinalistas da última edição, por 2 a 0. Nesta temporada, o Operário fez um jogo e empatou com o Azuriz em 1 a 1, pelo Campeonato Paranaense.
Para a estreia na competição, o técnico Matheus Costa poderá contar com o goleiro Simão, que retornou de empréstimo do Paços de Ferreira, não atuou na primeira rodada do Campeonato Paranaense por conta da janela de transferências e agora já está com a situação regularizada. O lateral-direito Lucas Mendes, que chegou ao clube no dia 5 de março, também já está no BID e fica à disposição. O meia Marcelo, que estava no Departamento Médico tratando uma lesão muscular na posterior da coxa direita, também viajou com a equipe.
Em entrevista coletiva online na tarde desta terça-feira, Matheus Costa falou sobre o adversário. “O Juventude é muito forte aqui. O seu fator casa tem prevalecido nos últimos tempos. É a equipe que, no seu estadual, ainda não perdeu em casa. Mas nós não podemos usar o regulamento como forma de empate. Acredito que a consequência de ser uma partida nos favorece a ter dois resultados, mas nós temos que entrar procurando vencer. Óbvio que os atletas precisam estar conscientes na partida de amanhã para não correr risco, mas nós temos que ter o ímpeto de procurar atacar, vencer, surpreender o adversário e ter o placar a nosso favor. Temos que entrar com vontade de vencer”, disse.
COPA DO BRASIL
Resultado de terça-feira
Sergipe 0 x 0 Cuiabá
Murici 0 x 3 Juventude
Quarta-feira - 17/03
Rio Branco VN x ABC - 15h30
Ypiranga-AP x Santa Cruz -15h30
Marília x Criciúma - 15h30
Castanhal x Volta Redonda - 15h30
Juventude Samas-MA x Operário - 15h30
Guarany de Sobral x CSA- 15h30
Goianésia x CRB - 16h00
Picos x Atlético-AC - 16h00
Nova Mutum x Tombense - 16h30
Atlético-BA x Vila Nova-GO - 17h00
Galvez x Atlético-GO -17h00
Retrô x Brusque - 18h00
Caxias x Fortaleza - 19h15
Esportivo x Remo - 20h00
Santa Cruz-RS x Joinville - 20h00
Salgueiro x Corinthians – 21h30
Quinta-feira – 18/03
Jaraguá-GO x Manaus
Goianésia x CRB
Porto Velho-RO x Ferroviário
Ypiranga-AP x Santa Cruz
Palmas-TO x Avaí – 15h30
Marília x Criciúma – 15h30
Treze-PR x América-MG – 16h00
União Rondonópolis x Coritiba – 17h30
Caldense x Vasco – 17h30
FC Cascavel x Figueirense – 18h00
Mirassol x Bragantino – 20h00
Penarol-AM x Ypiranga-RS - 20h00
CRÉDITOS FOTOS OPERÁRIO
André Jonsson/OFEC