Todos os locais
Todos os locais
Esportes

FC Cascavel completa 10 anos de história

15 jan 2018 às 20:51
Por: Luciano Neves

Foi em 16 de janeiro de 2008 que a história da Serpente Aurinegra começou. Com a experiência da família Belletti, amante e tradicional no futebol, o clube iniciou as atividades, acreditando no potencial da cidade. A ideia surgiu em uma reunião entre os três irmãos Belletti: Sandro, Juliano e Patrick. “Pensávamos em abrir uma escolinha. Mas como queríamos estar filiados à Federação Paranaense, montamos o time para disputar as categorias de base apenas”, conta Sandro Belletti, que atuou na parte administrativa na época. 

O primeiro passo foi a escolha do nome: Futebol Clube Cascavel. Na sequência, veio a construção do Centro de Treinamento. “O CT tinha um campo oficial e outro menor para treino de goleiros. Em seguida, foi construído alojamento para 30 atletas, sala de musculação e fisioterapia. Em quatro meses já contávamos com dois campos oficiais e um reduzido”, detalha Sandro. O desafio era que o time fosse reconhecido pela estrutura e profissionalismo em uma época em que o futebol estava em baixa em Cascavel. E as ambições iniciais de atuar apenas nas categorias de base foram se expandindo à medida que a população e os empresários demonstravam vontade em ter uma equipe profissional. “No amador chegamos a jogar de igual pra igual com os grandes do Paraná. Disputamos em 2009 a terceira divisão e fomos vice-campeões com investimento baixíssimo. Nos outros dois anos, disputamos a segunda divisão com baixo investimento e o objetivo era não cair”, comenta. 

Foi depois do Paranaense de 2011 que a família Belletti resolveu se desvincular no projeto.  O time foi licenciado. “Na época, a prefeitura não disponibilizou o estádio da cidade para jogarmos e tivemos que jogar em Foz do Iguaçu. Isso tirou a vontade de seguir com o projeto”. Depois desse “hiato” nas atividades, em 2013, o time foi reiniciado, tendo Juarez Berté como presidente. “Nós reiniciamos na terceira divisão. Tivemos, claro, uma dificuldade muito grande com recursos, local para treinamentos... Mas graças a Deus, já nesse primeiro ano da retomada, fomos vitoriosos: conseguimos subir para a segunda divisão. Eu entendo que o potencial de Cascavel é muito grande. A cidade é um polo, temos tudo para crescer no futebol”, deseja o antigo presidente. 

Presente

Outras notícias

Veja data e local da estreia do campeão da Libertadores na Copa Intercontinental

Acidente com ônibus do Coritiba Crocodiles na Serra das Araras, no RJ, deixa três mortos

Cascavel Futsal faz mais um clássico contra o Pato Futsal neste sábado

10 anos depois de sua criação, o time vive uma nova etapa. “Nada tão poderoso quanto uma ideia que chegou no tempo certo”. Foi citando o escritor Victor Hugo, que o atual presidente do FC Cascavel definiu o momento que vive o clube. Olhando e admirando os passos que foram dados até agora, Valdinei Silva avalia que o projeto está se concretizando quando deveria se concretizar. “Se não aconteceu antes foi por uma série de conjunturas. Em determinados momentos, as pessoas não tiveram o apoio necessário. Eu sempre acreditei na boa vontade dos gestores que passaram pelo clube, mas antes tudo ficava nos ombros de uma ou duas pessoas, e agora nós somos em mais de 90 pessoas e a cada dia esse número cresce”, analisa Valdinei. A frente da presidência do clube desde o início de 2017, ele buscou parcerias para fazer um plano ambicioso deslanchar: em 10 anos, chegar à Série A do Campeonato Brasileiro.

Acreditando que toda grande caminhada precisa de um primeiro passo, a atual gestão traçou um plano estratégico, que incluiu três frentes de trabalho. “Primeiro, uma turma cuidou para o time não cair para a segunda divisão do Paranaense. Outro grupo foi levantar modelos de negócios Brasil a fora: foram realizadas mais de 20 visitas técnicas em 2017. E a terceira parte da equipe ordenou a formatação jurídica do clube”, detalhou. A reorganização também exigiu mudanças físicas: o CT do FC Cascavel, que hoje já ocupa o 5º lugar de melhor estrutura do Paraná, começou a ser reformado e ampliado. 

Futuro

Uma ferramenta governamental de apoio à Cascavel, com visão de negócios, tendo a bola como principal instrumento de desenvolvimento da cultura e da cidadania. É assim que a atual gestão encara a missão do FC Cascavel. “Nós queremos o time forte não só aqui, mas em todo o estado do Paraná. Imaginamos o clube com uma série de escolinhas. Eu acho que esse é o momento, a hora é agora. A cidade comprou a ideia!”, almeja Valdinei, que junto com toda equipe, traçou metas bem definidas para o crescimento gradativo do clube pelos próximos 10 anos. 

Uma das primeiras definições é a de que, apesar de ter recebido melhorias, a estrutura atual é provisória. Um dos anseios é construir um CT melhor projetado. Além disso, a ideia também é pensar até mesmo em um estádio próprio. “Nos anos 80, o time que havia aqui tinha um estádio acanhado, uma torcida aguerrida e dava resultado em casa. O problema é que depois o pensamento ficou muito grande, isso afastou a torcida do estádio e, automaticamente, o time se tornou pequeno. Então temos que correr atrás disso: se a gente recuperar o bom futebol, a torcida volta. Hoje nós temos um estádio de 30 mil lugares para uma cidade de 320 mil habitantes. É bonito, é grande, mas não é empolgante. Então, de repente, nós temos que conversar com o prefeito e reavivar o velho Ninho da Cobra”, planeja o presidente. 

Inspirados no modelo consolidado pelo time de Chapecó (SC), os atuais gestores do FC Cascavel querem uma torcida respeitosa, que recebe bem os visitantes e que é bem recebida em outras cidades. “Queremos consolidar de vez a base, ter pelo menos duas revelações de valor ao ano, além de organizar o clube, torná-lo rentável financeiramente, e galgar posições: maravilhoso seria chegar na primeira divisão, mas pelo menos ter um bom time disputando com qualidade a segunda divisão todo ano. Nossa intenção é ter um time ordeiro, competitivo, organizado, disciplinado e de, preferência, campeão!”. 

Veja também

Relacionadas

Os Donos da Bola Interior
Imagem de destaque

Acompanhe na íntegra Os Donos da Bola Interior de hoje!

Esportes
Imagem de destaque

Cascavel Handebol participa neste fim de semana de mais uma etapa da Liga Nacional

Esportes

Aguerre, goleiro que parou o Flamengo, foi reserva do América-MG

Esportes

Santos bate o Botafogo-SP, vence a 3ª seguida e segue na caça ao líder na Série B

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Adolescente morre ao ser atropelada acidentalmente pelo pai que manobrava caminhão

Cidade
Brasil

Homem que teria agredido esposa no mês passado morre em confronto em Londrina

Cidade
Londrina e região

Ventos fortes deixam rastro de destruição em Londrina e cidades da região

Cidade
Cascavel e região

Paraná Pesquisas mostra novos números da corrida eleitoral em Cascavel

Cidade
Paraná

Vendaval deixa mais de 40 mil imóveis sem energia no norte do Paraná, segundo Copel

Podcasts

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP17 - Jean Tiago Baena (Chess IT)

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP16 - Vinicius Cestari (Clubmed)

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.