A Série D do Campeonato Brasileiro entra na fase de mata-mata. A partir de agora, o torneio terá somente duelos eliminatórios até que seja definido o grande campeão. No entanto, os quatro semifinalistas conquistam o acesso à Série C. Portanto, restam seis partidas para a glória. Ou seja, três fases de mata-mata.
Apenas um time paranaense poderá conquistar o acesso à terceira divisão nacional este ano. Isso porque Cianorte e FC Cascavel se cruzaram já nesta segunda fase da Série D. O Rio Branco, terceiro representante do Estado, foi eliminado na primeira fase. A Serpente Aurinegra teve a segunda melhor campanha do Grupo 8 com 27 pontos ganhos e o Leão do Vale do Ivaí ficou com o terceiro lugar no Grupo 7 com vinte pontos. Portanto, os dois se cruzaram já nesta etapa da competição. O primeiro jogo do embate será neste domingo (12), às 16 horas, no Estádio Albino Turbay, em Cianorte. Por ter melhor campanha, o FC Cascavel fará a partida de volta no Estádio Olímpico Regional e o confronto será no próximo sábado (18). Quem se classificar neste duelo de paranaenses irá enfrentar o vencedor do confronto entre Aparecidense e Caldense.
Um dos grandes objetivos do FC Cascavel nesta temporada é conquistar o acesso. O time ganhou uma injeção de ânimo com a classificação para a grande final do Campeonato Paranaense, no meio de semana, ao superar o Athletico-PR, mesmo com elenco reduzido. Mas para o mata-mata da Série D contra o Leão do Vale, o time estará bem mais robusto. Atletas que estão inscritos apenas na competição nacional, como Carlos Henrique, Vinicius Balotelli, Eduardão, Luis Augusto, Echeverrría e Biteco têm condições de jogo. Além disso, o time tem a volta de Robinho, Afonso e João Pedro. Os dois primeiros cumpriram suspensão contra o Furacão, pelo Estadual. Já João Pedro não atuou na partida das semifinais por questões contratuais. O time segue sem contar com o técnico Tcheco. Como testou positivo para o coronavírus, o treinador segue em isolamento. Porém, acompanha a preparação da equipe à distância. Desse modo, o auxiliar-técnico Zé Luiz segue dirigindo o time. O lateral-direito Libano também deve desfalcar o FC Cascavel também por coronavírus."Fazer o segundo jogo em casa claro que é uma vantagem por que você decide em seus domínios, mas para isso temos que fazer um jogo bom na ida. Estudamos a equipe do Cianorte ainda no Paranaense, mas muitas coisas mudaram de lá pra cá. Será um jogo difícil, complicado, de muita marcação e contato. É um time que sabe jogar, marca forte e tem na bola área um ponto que precisamos ficar atentos”, disse Zé Luiz.
No retrospecto entre as duas equipes, a vantagem é do Cianorte. Foram cinco jogos pelo Campeonato Paranaense de 2017 para cá, com três vitórias do Leão do Vale e uma da Serpente Aurinegra. No último encontro entre eles, no dia 22 de abril, empate em 1 a 1, no Estádio Olímpico Regional. Ambos vão se enfrentar pela primeira vez numa competição nacional.
Retrospecto FC Cascavel x Cianorte
2017
Cianorte 2 x 1 FC Cascavel
2018
FC Cascavel 0 x 2 Cianorte
2019
Cianorte 0 x 2 FC Cascavel
2020
Cianorte 3 x 1 FC Cascavel
2021
FC Cascavel 1 x 1 Cianorte