Apenas quatro times estão matematicamente classificados para a segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. O FC Cascavel, dono da quarta melhor campanha da competição e líder do Grupo 8 com 23, é um deles. Os outros classificados são o Castanhal e o São Raimundo de Roraima, líder e vice-líder do Grupo 1 com 29 e 25 pontos respectivamente, e a Ferroviária, do técnico Elano, que aparece na dianteira do Grupo 6 com 28 pontos e tem a segunda melhor campanha da fase de grupos, atrás apenas do Castanhal.
Em tese, o FC Cascavel deveria estar bem relaxado nas três rodadas que restam, já que a vaga no mata-mata está garantida. Mas não. O técnico Tcheco traçou novos objetivos após a classificação matemática. A Serpente Aurinegra defende a invencibilidade na competição. E quer se manter na liderança de seu grupo, o que dá algumas vantagens no mata-mata. Se confirmar o primeiro posto no Grupo 8, o FC Cascavel fará o jogo de volta da segunda fase em casa contra o quarto colocado do Grupo 7. Se ficar com a segunda posição cruza com o terceiro da outra chave ainda com vantagem de fazer o jogo de volta como mandante. Mais uma vitória o time garante, no mínimo, o segundo lugar no grupo. Neste sábado (21), o FC Cascavel encara o Caxias, às 15 horas, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. “Nosso próximo objetivo agora é tentar sacramentar a primeira posição no grupo para trazer para o Estádio Olímpico o segundo jogo já no mata-mata. O nosso torcedor tem a expectativa da volta do público e esse jogo contra o Caxias passa a ser crucial para as nossas pretensões”, explicou o treinador.
Caxias
A primeira vitória do FC Cascavel nesta edição da Série D do Campeonato Brasileiro foi justamente sobre Caxias. Os dois times se enfrentaram no dia 19 de junho, no Estádio Olímpico, pela terceira rodada e a equipe de Tcheco venceu por 1 a 0 com gol de Robinho. Depois daquele jogo, o FC Cascavel embalou e teve mais cinco vitórias seguidas. No entanto, vem de três empates consecutivos, o último deles em casa, contra o Aimoré por 2 a 2, no sábado passado. Para Tcheco, a partida deste sábado será de ‘tudo ou nada’ para o Caxias, que aparece na quarta posição no Grupo 8 com 13 pontos. O time gaúcho não vence há quatro jogos e foi derrotado nos dois últimos compromissos pela Série D. “É um contexto de jogo diferente do primeiro encontro. Nós já estamos classificados e o Caxias precisando da vitória para buscar a sua classificação, sendo que eles têm uma tabela um pouco indigesta nestas últimas rodadas. Eles vão depositar todas as fichas neste jogo, já que vai ser o segundo jogo seguido em casa. Na rodada passada eles perderam para o Esportivo. Tem alguns jogadores com Covid-19 e não vão poder jogar contra nós”, disse.
Estadual
Tcheco admitiu que pode fazer ajustes na equipe de acordo com o calendário. Esta semana, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) definiu as datas dos confrontos das semifinais do Estadual. O FC Cascavel irá enfrentar o Athletico-PR no dia 1º de setembro, em Curitiba, e depois faz o jogo de volta no dia 08 do mesmo mês no Estádio Olímpico Regional. Antes de iniciar a disputa por uma vaga inédita na decisão, a Serpente Aurinegra entra em campo no dia 28 de agosto contra o Marcílio Dias, pela penúltima rodada da Série D. “Vamos começar a observar a questão do nosso calendário, já que saíram as datas das semifinais do Estadual, e agora vai encavalar jogos no meio de semana e fim de semana em momentos cruciais na temporada. Vamos avaliar o nível de cansaço, tirar alguns jogadores prevendo esse desgaste ali na frente, mas não desfigurando o time”, disse.
Para o jogo contra o Caxias, Tcheco já deve poupar dois jogadores. Ele confidenciou que irá preservar Léo Itaperuna e Diego Giaretta, que são os atletas com idade mais avançada.
Rodada
A 12ª rodada da Série D pode definir mais um classificado para a segunda fase. O vice-líder Joinville faz um duelo de catarinenses contra o Juventus neste sábado (21), no Estádio João Marcatto. O Joinville só precisa de um empate para confirmar a vaga. O Rio Branco de Paraná também joga neste sábado e visita o Marcílio Dias, às 15 horas, no Gigantão das Avenidas. Também hoje, Esportivo e Aimoré fazem um duelo direto às 19 horas, na Montanha dos Vinhedos.
Cianorte
Um fato curioso é que o FC Cascavel pode até cruzar com o Cianorte na próxima fase. O Leão do Vale do Ivaí aparece na terceira posição no Grupo 7 com 16 pontos. Neste domingo (22), o Cianorte volta a jogar em casa e recebe o Bangu, às 16 horas, no Estádio Albino Turbay. Essa chave é a mais equilibrada da Série D. A Portuguesa lidera o grupo com 19 pontos, seguido pelo Santo André, que tem 17. O Madureira aparece na quarta posição com 14 pontos. O Bangu, adversário do Cianorte, é o quinto colocado com 13. A Inter de Limeira também tem 13, o Boavista tem 12 e o São Bento, que tem chances reais de classificação, é o lanterna com onze pontos.