A Federação Paranaense de Futebol (FPF) definiu na tarde desta quarta-feira (17), em reunião arbitral a forma de disputa entre outros assuntos relacionados ao Campeonato Paranaense de 2022. No encontro realizado de forma online o presidente do Futebol Clube Cascavel, Valdinei Silva, junto com outros membros da diretoria da Serpente Aurinegra acompanhou a reunião. Participaram também os representantes dos outros 11 times que irão disputar o Campeonato Paranaense de Profissionais da Primeira Divisão de 2022. Além do Cascavel estiveram presentes ao encontro virtual os representantes do Azuriz FC, CE União, Cianorte FC, Club Athletico Paranaense, Coritiba FC, Ind. Fut. São-Joseense, Londrina EC, Maringá FC, Operário FEC, Paraná Clube e Rio Branco SC. No arbitral ficou definido, através de votação e maioria de votos, que poderão ser inscritos 35 atletas e, posteriormente, poderão ser substituídos cinco. “Pouca coisa mudou, regulamento é o mesmo, a principal mudança é em relação as inscrições de atletas que agora passam a ser 35, mais 5 trocas, totalizando 40 jogadores. Ano passado era ilimitado essa questão, mas encaro como um bom número. Vamos agora trabalhar com as datas e definir nossa pré-temporada, apresentação dos atletas e início dos trabalhos. De modo geral nós do Cascavel ficamos satisfeitos”, destacou o executivo de futebol do Cascavel, Marcus Vinicius.
Datas
Ao todo, o Campeonato Paranaense de 2022 irá utilizar 17 datas. A competição terá início no dia 23 de janeiro e a previsão de término é no dia 03 de abril.
Troféu
O troféu do Campeonato Paranaense de 2022 levará o nome de Renato Follador, ex-presidente do Coritiba, que faleceu em julho, vítima da Covid-19.
Público
Diferente da edição desta temporada 2021, o Campeonato Paranaense de 2022 contará com presença de público nos estádios.
Fórmula de Disputa
Por unanimidade de votos, ficou definido que a fórmula de disputa será a mesma da competição deste ano. Na primeira fase, as 12 equipes se enfrentam em turno único, classificando os oito primeiros colocados. As duas equipes com menor número de pontos serão rebaixadas para a Segunda Divisão de 2023. Nas fases seguintes, as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta dentro de seus grupos. Em caso de igualdade de número de pontos nas fases finais, o primeiro critério de desempate será o saldo de gols e, persistindo o empate, a decisão será por pênaltis.
QUARTAS DE FINAL
Grupo B: 1º colocado x 8º colocado da 1ª Fase
Grupo C: 2º colocado x 7º colocado da 1ª Fase
Grupo D: 3º colocado x 6º colocado da 1ª Fase
Grupo E: 4º colocado x 5º colocado da 1ª Fase
SEMIFINAL
Grupo F Vencedor grupo B x Vencedor grupo E
Grupo G Vencedor grupo C x Vencedor grupo D
FINAL
Grupo H Vencedor grupo F x Vencedor grupo G