Depois do tropeço do RB Leipzig, que perdeu por 2 a 0 para o Eintracht Frankfurt e desperdiçou a chance de criar uma "gordura" na liderança do Campeonato Alemão, o Bayern de Munique aproveitou para golear o Schalke 04 por 5 a 0, em casa, neste sábado, e ficou a apenas um ponto do líder na 19ª rodada do torneio nacional. O time da Baviera chegou à soma de 39, contra 40 do ponteiro.
Já o Schalke estacionou nos 33 e ficou na quinta posição, que rende acesso à Liga Europa. Os gols do Bayern foram marcados pelo centroavante polonês Robert Lewandowski, pelo meia-atacante alemão Thomas Müller e pelo meia germânico Leon Goretzka, além do armador Thiago Alcântara, brasileiro naturalizado espanhol, e de Serge Gnabry, jovem ponta da Alemanha.
A partida foi amplamente dominada pelos donos da casa na Allianz Arena. O Schalke deu apenas dois chutes a gol, contra 14 do Bayern, que também foi superior na posse de bola: 69% a 31%. Em pleno controle do ritmo do confronto, os comandados de Hans-Dieter Flick não tiveram dificuldades para construir o triunfo, costurado desde os instantes iniciais do primeiro tempo.
Logo aos seis minutos de jogo, Lewandowski aproveitou bola na grande área e fuzilou contra a meta da equipe de Gelsenkirchen, abrindo o placar em Munique. No decorrer da metade inicial, Müller teve um tento anulado por impedimento, mas o gol sairia ainda antes do intervalo, após assistência de Goretzka. No fim da etapa inaugural, 2 a 0 para os mandantes.
E o prejuízo do Schalke não cessou: já aos cinco minutos, foi a vez de Goretzka balançar a rede com estilo, após bater de voleio em jogada originada na sequência de um escanteio. Oito minutos depois do terceiro gol, Thiago também deixou o seu e ampliou o marcador para 4 a 0. Aos 44, Gnabry sacramentou a goleada. O meia brasileiro Philippe Coutinho entrou no lugar de Thiago, mas não marcou.