Em uma noite chuvosa e de estreias, o Coritiba derrotou o Cianorte, por 2 a 0, nesta sexta-feira (21), no Couto Pereira, pela oitava rodada do Campeonato Paranaense, e voltou a vencer após duas partidas. A partida marcou a primeira aparição do lateral-direito Yan Couto, de 17 anos, no time profissional alviverde.
Com o triunfo, o Coxa foi aos 17 pontos e assumiu provisoriamente a liderança do estadual. Na próxima rodada, o time volta a campo no sábado (29), às 20h, contra o Toledo, no Estádio 14 de Dezembro, no oeste paranaense.
O jogo
Apesar de o Cianorte tentar mostrar a que veio antes mesmo do primeiro minuto de partida, o Coritiba fez um primeiro tempo seguro e sem sobressaltos na noite chuvosa no Couto Pereira. Logo aos dois minutos, em trama pelo lado direito, Sassá ajeitou para Robson, que finalizou com perigo.
As jogadas trabalhadas foram o principal trunfo alviverde, que voltou a assustar aos 20, em chute de Matheus Galdezani que passou à direita da trave. Coube então ao time do técnico Eduardo Barroca apostar nas bolas paradas para tentar chegar ao êxito. E assim foi. Aos 33 minutos, Rafinha cobrou falta do lado esquerdo, o goleiro Bruno espalmou, mas a bola ultrapassou a linha e o assistente, atento, validou o gol coxa-branca.
A etapa inicial ainda teve tempo para a estreia do lateral-direito Yan Couto, de apenas 17 anos, principal joia da base alviverde e que foi negociado com o Manchester City por 6 milhões de euros. Mas brilhou mesmo foi a estrela de Robson, aos 43, que aproveitou cobrança de falta de Rafinha para cabecear no fundo das redes de Bruno e ampliar: 2 a 0.
O Coritiba seguiu mantendo o domínio na etapa final, mas abriu espaço para o Leão do Vale crescer na partida. Depois de passar a primeira parte inteira sem assustar, o time do interior levou perigo duas vezes. Primeiro, aos três minutos, Rodrigo Alves mandou para fora. Mais tarde, aos 15, Júnior Prego arriscou de longe e Muralha espalmou para escanteio.
Mas o Verdão voltou a crescer na parte final e por pouco não chegou ao terceiro gol. Aos 24 minutos, Giovanni Augusto, que havia acabado de entrar na partida, fez boa jogada e acionou Sassá, que mandou para fora. Pouco depois, em nova jogada do camisa 90, ele entregou para Rafinha, que invadiu a área e tocou de cobertura, mas parou no travessão.