O FC Cascavel entra em campo neste sábado (23) para enfrentar o Rio Branco de Paranaguá. A partida será às 16 horas, no Estádio Olímpico Regional, e será válida pela oitava rodada do Grupo 8. Nesse jogo, os comandados do técnico Tcheco irão defender a liderança da chave, a invencibilidade no torneio e a invencibilidade em casa nesta temporada. O FC Cascavel ocupa o primeiro lugar na chave com 17 pontos e o Rio Branco é o lanterninha com três pontos. O time de Paranaguá ainda não venceu na Série D. No último domingo, os dois times se enfrentaram na Estradinha e o FC Cascavel venceu de goleada por 4 a 1.
Numa comparação pura e simples das campanhas dos dois times, a Serpente Aurinegra é apontada como favorita no confronto deste sábado. No entanto, Tcheco não vê desta forma. Ele lembra que esse mesmo Rio Branco endureceu a partida contra o FC Cascavel na primeira fase do Campeonato Paranaense. Os dois times empataram sem gols no Olímpico. “Em casa, o meu maior desafio é passar a mensagem para os jogadores de a vitória não virá de qualquer maneira. Aí vem um pouco do mental, quando começam a pensar que vai vencer fácil. Muito pelo contrário. O Rio Branco é uma equipe muito traiçoeira. No Paranaense nós já tivemos muitas dificuldades dentro de casa. Então vamos ter que fazer por merecer, vai ter que correr desde o primeiro minuto, tentar buscar os gols nas oportunidades que surgirem e tomar muito cuidado nas bolas paradas deles que sempre são muito fortes”, disse o treinador.
Tcheco também fez um balanço da campanha do FC Cascavel na Série D. Em sete partida, o time teve cinco vitórias consecutivas e dois empates nas duas primeiras rodadas. Com 17 pontos somados, a classificação para a segunda fase já está encaminhada. No entanto, o treinador quer que a equipe mantenha o pique durante todo o segundo turno da primeira fase. “Foi muito satisfatório. Começamos o campeonato contra o Joinville, um time de muita tradição. Depois tivemos um jogo contra o Caxias, também de grande tradição. Antes destes jogos imaginávamos que as dificuldades seriam imensas. E foram, mas a gente tem o nosso mérito de ter feito muito bem o trabalho. É sempre importante como você começa uma competição, mas é mais importante a maneira como você termina. E o ‘como você termina’ são os objetivos alcançados. Isso nos dá a garantia de estar no caminho certo e promissor. Mas essa foi apenas uma etapa. Agora temos o segundo turno, temos que concretizar essa classificação o quanto antes. E depois tentar manter uma colocação na tabela que seja a melhor possível. E aí pensar nos mata-matas. Uma coisa atrás da outra que a gente vai pensando. Mas a gente fica muito satisfeito pela pontuação, e sobretudo, pelo rendimento da equipe”, analisou Tcheco.
Sem público
O FC Cascavel reitera que a partida deste sábado contra o Rio Branco segue sem público. Esta semana, o clube recebeu um ofício da Prefeitura de Cascavel que autoriza a presença de torcida no Estádio Olímpico Regional com apenas 10% da capacidade. No entanto, a Série D é uma competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a volta da torcida aos estádios depende do aval da entidade. Na próxima semana, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) deve fazer um pedido formal à CBF para o retorno da torcida no Olímpico.