O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, participou nesta sexta-feira (20), pela primeira vez, da Reunião das Federações Lusófonas de Futebol, em Lisboa, Portugal. Além do Brasil, também estiveram presentes representantes das federações de futebol de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
Este encontro é parte de uma programação que tem como objetivo aproximar as federações lusófonas e traçar, a partir disto, estratégias para o trabalho em conjunto delas para várias áreas do desenvolvimento do futebol. Iniciativa do Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, uma das principais medidas discutidas é a criação da União dos Países da Língua Portuguesa no Futebol (UPLP), uma entidade de caráter global que projeta, internacionalmente, uma identidade luso-afro-ásio-brasileira baseada em dois elementos culturais: a língua Portuguesa e o futebol.
A UPLP representaria uma inédita união transcontinental de associações nacionais no futebol, com oportunidade de cooperação conjunta e direta entre as nações de língua portuguesa. Além dos países já citados, foram convidados para participar da entidade também Guiné Equatorial, Timor Leste e Macau, território chinês filiado de maneira independente pela Fifa.
"É gratificante participar de um momento como esse. A língua portuguesa é uma das maiores riquezas de nossa cultura e é um grande fator de união entre todas essas nações. Queremos estreitar esses laços que já temos pela língua, para caminharmos juntos no desenvolvimento de nossas federações", destacou Ednaldo Rodrigues, que completou. "O futebol, como a língua, é uma importante ferramenta para a união entre os povos. E é nesse sentido que queremos trabalhar. Por isso minha proposta pela criação de uma entidade representativa que organize essas iniciativas".
As reuniões têm acontecido na Cidade do Futebol, casa da Federação Portuguesa de Futebol, que teve as portas abertas pelo Presidente Fernando Gomes. Ao longo dos próximos dias, serão debatidos aspectos importantes para o desenvolvimento do futebol local em cada um desses países, como as categorias de base, da infraestrutura, do licenciamento de clubes. Durante a reunião, Ednaldo Rodrigues presenteou os representantes das federações lusófonas com camisas personalizadas da Seleção Brasileira. Nascido em Cabo Verde, o ex-jogador Gelson Fernandes é Diretor das Associações Membro da Confederação Africana de Futebol (CAF) e também se encontrou com o Presidente da CBF.
Os presentes na reunião foram: Artur Silva, Presidente da Federação Angolana de Futebol; Carlos Teixeira, Presidente da Federação de Futebol de Guiné-Bissau; Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol; Feizal Sidat, Presidente da Federação Moçambicana de Futebol; Mário Semedo, Presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol; Adalberto Catembe, Vice-presidente da Federação Santomense de Futebol; e Teresa Romão, Secretária-Geral da Federação Portuguesa de Futebol, além de diretores e outros integrantes da FPF. Representantes da UEFA e da FIFA também marcaram presença.
CBF