O Red Bull Bragantino reassumiu a liderança do Grupo D nesta segunda-feira ao derrotar a Ponte Preta por 2 a 1, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela nona rodada do Campeonato Paulista. Os dois gols foram anotados por Ytalo. Alisson Safira fez para o time campineiro, que está na zona de rebaixamento.
Esta foi a primeira vitória do Bragantino como visitante no Paulistão. Até então havia empatado dois jogos e perdido outros dois. O clube agora tem 14 pontos, na liderança do Grupo D, que ainda conta com Guarani, 12, Ferroviária, 10, e Corinthians, também com 10.
Já a Ponte Preta terminou a rodada pela primeira vez na zona de rebaixamento, com apenas sete pontos, assim como o lanterna Oeste. O time campineiro, que conheceu seu sexto tropeço consecutivo, tem um a menos do que o Botafogo, primeiro fora da degola.
Apesar de atuar como mandante, a Ponte Preta apostou em uma conduta mais cautelosa e amarrou o jogo contra o Bragantino. O clube campineiro pecou demais no último passe e contou com a boa fase do goleiro Ivan para segurar o zero no placar durante os primeiro 45 minutos.
A primeira boa defesa do goleiro foi aos 34 minutos, quando Matheus Jesus arriscou de fora da área. Após fazer o desvio, a bola bateu na trave antes de sair pela linha de fundo. Logo na sequência, Ivan pegou um arremate venenoso de falta de Vitinho.
A Ponte Preta, por outro lado, foi assustar uma única vez. Bruno Reis resolveu arriscar de fora da área e chutou rasteiro, rente à trave de Júlio César. De resto, esbarrou no sistema defensivo do rival e foi anulada com certa facilidade.
O segundo tempo começou com pressão do Bragantino. Ytalo, apagado até então, aproveitou o cruzamento da esquerda de Morato e, de carrinho, desviou para o fundo das redes, abrindo o placar no Moisés Lucarelli, aos nove minutos.
A Ponte Preta sentiu o gol e deu ainda mais espaço para o Bragantino contra-atacar. Thonny Anderson, que acabara de sair do banco de reservas, cruzou na medida para Ytalo, que cabeceou para o fundo das redes, ampliando o marcador, aos 25 minutos.
Em desvantagem, a Ponte Preta se atirou ao ataque. Roger cabeceou e parou em um milagre de Júlio César com os pés. No fim, Alisson Safira aproveitou a sobra dentro da área para fazer 2 a 1, mas não conseguiu evitar a derrota da equipe campineira no Moisés Lucarelli.
Na próxima rodada, o Red Bull Bragantino enfrenta o Água Santa na sexta-feira, às 21h30, na Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Na segunda-feira, às 20h, a Ponte Preta faz o clássico contra o Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA 1 X 2 RED BULL BRAGANTINO
PONTE PRETA - Ivan; Danrley, Alisson, Henrique Trevisan e Guilherme Lazaroni; Dawhan (Alisson Safira), Bruno Reis (Vinícius Zanocelo) e João Paulo; Bruno Rodrigues, Roger e Felipe Saraiva (Jeferson). Técnico: João Brigatti.
RED BULL BRAGANTINO - Júlio César; Aderlan, Léo Ortiz, Ligger e Luan Cândido; Barreto (Pedro Naressi), Matheus Jesus e Vitinho (Thonny Anderson); Artur (Weverton), Ytalo e Motato. Técnico: Felipe Conceição.
GOLS - Ytalo, aos nove, e aos 25, e Alisson Safira, aos 43 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Luiz Flávio de Oliveira
CARTÕES AMARELOS - Guilherme Lazaroni (Ponte Preta); Aderlan, Barreto e Matheus Jesus (Red Bull Brasil)
RENDA - R$ 59.285,00
PÚBLICO - 3.363 torcedores
LOCAL - Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)