O time do Vasco da Gama, do Rio de janeiro, escreveu uma nota em uma rede social repudiando o caso de racismo sofrido pelo jogador Celsinho, do Londrina. "Inadmissível. Racismo é crime e não deve ser tolerado!", aponta o time carioca.
Durante a transmissão da partida do time alvesceste contra o Goiás, na capital goiana, o comentarista Vinícius Silva e o narrador Romes Xavier falaram do cabelo meio-campo de forma preconceituosa e desrespeitosa. O narrador disse que Celsinho estaria com dificuldades para se levantar porque o cabelo estava pesando demais.
O 4 de Julho Esporte Clube, do Piauí também emitiu nota em apoio ao jogador e ao time de Londrina. "Essa luta é nossa também! Racismo não!", defende o time.
As reações contrárias aos ataques racistas foram imediatas. O Observatório da Discriminação Racial no Futebol, criado para monitorar e divulgar casos de racismo escreveu que racismo não é opinião.
Vários torcedores se manifestaram nas redes sociais criticando os comentários e demostrando apoio à Celsinho.
"Sem punição efetiva esses racistas continuarão destilando todo seu racismo. Um péssimo exemplo de profissional e ser humano.", disse um torcedor.
Outra torcedora também publicou pedido de providências. "Não dá pra aceitar esse tipo de comportamento. Racismo é crime! Que esses caras sejam cobrados".
LEIA TAMBÉM
Comentarista pede desculpas após ato racista contra meio-campo Celsinho; veja
Londrina repudia ataque racista contra meio-campo Celsinho; veja o vídeo