Quem vê o jovem Gustavo Wiebbeling todo ‘paramentado’ com o uniforme de pedal ao lado da bike logo se dá conta que ele é um atleta de ciclismo. De fato, ele é um atleta de alto rendimento, um atleta de ponta. Só que a atuação dele nos esportes é muito mais ampla. Ele se tornou um dos grandes nomes do triathlon cascavelense. Essa modalidade engloba três esportes distintos: natação, corrida e ciclismo. Em cada prova, Gustavo encara 750 metros de natação no mar, 20 quilômetros de bicicleta e mais cinco quilômetros de corrida. Por conta da participação no Circuito Renaut de Triathlon, as viagens para o litoral do Estado se tornaram frequentes. O pai Eduardo é quem dá esse suporte do ‘translado’. Só nesse ano, a família encarou a estrada nas três etapas, a última delas foi no fim de semana que passou, em Caiobá.
Gustavo repetiu o bom desempenho das etapas anteriores. Foi o primeiro colocado na categoria juvenil e sexto na classificação geral. O jovem completou todo o percurso do triathlon em uma hora e quatro minutos. Na primeira etapa, ele também ficou com o primeiro lugar em sua categoria. Depois, na etapa seguinte, ficou com a segunda posição. “Essa foi a minha melhor prova no ano. Eu consegui baixar dois minutos em relação ao tempo da segunda etapa lá. Eu fiquei em sexto lugar geral e primeiro na minha categoria. Eu consegui sair da natação em primeiro lugar e conclui a bike em terceiro. Minha prova foi muito boa e consegui fazer tudo aquilo que foi planejado nos treinamentos”, explicou ele.
A trajetória do triatleta Gustavo é recente. Ele ingressou no triathlon em 2018 incentivado por Evandro Cordeiro. Os resultados expressivos neste período lhe colocam como um dos mais expoentes representantes de Cascavel neste esporte.
Próximos eventos
Em 2019, Gustavo terá duas competições importante pela frente. No dia 10 de novembro, ele disputa um evento em Maringá. “Essa prova é válida pelo Campeonato Paranaense de Triathlon”, disse ele. E no dia 08 de dezembro, ele retorna ao litoral paranaense para a disputa da última etapa do Circuito Caiobá de Triathlon. Ele explica que esta será a etapa decisiva e vai definir os campeões do circuito. “São quatro etapas no ano e a etapa marcada de dezembro vai definir se vou ficar em primeiro ou em segundo lugar. Por enquanto, eu estou em segundo lugar na minha categoria na somatória das três etapas”, explicou ele.