A equipe dos Javalis, de Toledo, é a grande campeã da Liga Regional de Basquete de Cascavel. As partidas decisivas foram realizadas no último fim de semana, no ginásio da Faculdade Unopar – Unidade do Lago, em Cascavel. No sábado (28), ocorreram os duelos das semifinais. No confronto entre os times cascavelenses, a Tennis Express/Fisiocenter levou a melhor sobre a Construtora SFávero por 59 a 47. Na outra semifinal, o time dos Javalis de Toledo passou pelos representantes de Assis Chateubriand por 79 a 55. Com isso conquistou a vaga na grande decisão.
Os jogos finais ocorreram no domingo (29), no mesmo local. Na disputa do terceiro lugar, a Construtora S Fávero venceu o time de Assis por 66 a 60. Na sequência, foi realizada a decisão da Liga entre Javalis e Fisiocenter. E a equipe de Toledo fez a festa ao superar o adversário por 61 a 56.
O time de Toledo foi o grande campeão da Liga
A competição também premiou os destaques individuais. Jonathan Santos, de Toledo, foi o cestinha da Liga com 276 pontos. Lucas Lemos, de Marechal Cândido Rondon, foi o maior pontuador em arremessos de três pontos com 33 convertidos.
A Liga de Basquete foi organizado pela Associação de Basquetebol Masculino de Cascavel (Abasmavel). O torneio teve duração de sete meses. Neste período, foram realizados 109 jogos. “É a maior competição de basquete masculino adulto do Estado do Paraná. E isso que realizamos apenas a segunda edição da Liga”, disse Pedro de Almeida, técnico de basquete de Cascavel e um dos organizadores do torneio. Ele conta que a competição deve ficar ainda maior no ano que vem. “A previsão para 2018 é começar o torneio no mês de março e já temos pedidos de outras cidades para participar da Liga. A nossa expectativa é organizar o torneio com vinte equipes”, disse. “Vale destacar ainda o bom público nas semifinais e na grande final”, pontuou o treinador.
“A avaliação foi muito positiva. Conseguimos resgatar o basquetebol de Cascavel e região. Tudo isso foi possível em virtude da união dos atletas dessa modalidade, através da associação. Nossa bandeira é o crescimento do esporte. Temos que agradecer à Unopar, por intermédio de seu diretor Anderson, que nos ajudou com a estrutura, e aos nossos patrocinadores. Encerramos a segunda edição da Liga Regional, mas já começamos a trabalhar para que o campeonato de 2018 seja igual ou melhor que a edição de 2017”, avaliou Pedro.
Para a edição do ano que vem, a Liga de Basquete de Cascavel terá um atrativo a mais. O torneio será classificatória para a primeira edição da Copa Sul de Basquete Masculino Adulto, que também será promovida pela Abasmavel. Ou seja, o campeão da Liga terá o privilégio de enfrentar times de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.