Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Jogos

Filho de Hortência, João Victor mira pódio no hipismo do Pan

22 jul 2019 às 07:05
Por: Estadão Conteúdo

No começo da carreira no hipismo adestramento, em 2008, o cavaleiro João Victor Marcari Oliva tinha sua imagem sempre associada aos pais famosos: o empresário José Victor Oliva e a ex-atleta Hortência, uma das maiores jogadoras de basquete do mundo. As conquistas recentes fizeram com que se firmasse em uma "carreira solo" sobre o cavalo. Na Alemanha, onde mora há quatro anos, ele é "só" o João Victor.

Hoje, ele é o principal nome do adestramento no Brasil, modalidade clássica do hipismo. "Adestramento é o conjunto de movimentos que você tem de apresentar para o juiz. Quanto mais bem executados os movimentos, maior é sua a pontuação", diz o próprio cavaleiro.

O último grande resultado de João Victor foi a classificação para os Jogos Pan-Americanos de Lima. Com o cavalo Biso das Lezírias, ele foi campeão e vice nas duas seletivas com notas altas, acima de 70%. No Pan, ele busca a partir do dia 27, data de sua estreia, sua segunda medalha na carreira - foi bronze em Toronto-2015. Na Olimpíada do Rio, João Victor foi o melhor atleta da equipe brasileira.

O cavaleiro de 23 anos é objetivo e direto. Usa frases sem gordura. Ele é amante das coisas do campo, música sertaneja, fazenda, terra e mato. Até seu jeito de falar vem da fazenda com o sotaque do interior paulista.

Subir ao pódio em Lima significa garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. "Estamos indo com um time forte. Qualquer medalha que a gente conquistar leva o Brasil para a Olimpíada. Nosso foco é esse", explica.

Outras notícias

Atletas de Londrina participam da fase regional dos Jogos da Juventude

Brasil mantém 100% de aproveitamento na Liga das Nações

Brasil vence a segunda na Liga das Nações feminina: 3 a 0 na Polônia

Ele começou a montar aos três anos no rancho dos pais, em Araçoiaba da Serra, município da região conhecida como "cinturão do cavalo", a 130 quilômetros de São Paulo. Aos 12 anos, estreou nas pistas inspirado por Rogério Silva Clementino, funcionário do rancho e primeiro negro a integrar uma equipe olímpica da modalidade no País. A paixão pelos cavalos veio do pai; a disciplina de atleta nasceu da rainha do basquete. O talento é dele mesmo.

A reportagem do Estado encontrou João Victor na Sociedade Hípica Paulista, seu segundo lar. "Ele passa o dia inteiro aqui", conta a mãe Hortência, nome certo em todas as competições do filho.

Um dos fatores para a evolução do cavaleiro foi a mudança para a Alemanha, país referência no hipismo. Ele voltou ao Brasil só para disputar as seletivas para o Pan. "Eu sou tranquilo com esse negócio de saudade. Falo um pouco no telefone e já era. Eu já me acostumei", diz a mãe. "É difícil, mas a gente cria os filhos para o mundo. O João já voou", conta Hortência.

A maior pontuadora da história da seleção brasileira ficou feliz quando o filho optou por uma modalidade bem distante do basquete. "Os filhos seguem os pais. Seguiu o pai. Ainda bem. Seria muito difícil para o João Victor conviver ao lado de uma pessoa que conquistou um nome e muitos títulos. A cobrança seria muito grande. Eu acho cruel isso. No adestramento, não", entende a "rainha".

Mas a modalidade esportiva luta para crescer no Brasil. Volta e meia ele precisa explicar como é o adestramento. "É um esporte caro, né? Você precisa manter um cavalo, que não é um animal barato. Temos poucos lugares para treinar esse esporte. Falta aparecer. Também é um esporte que não é muito fácil de entender. Mas ele fica legal quando você começa a assistir e a entender suas regras."

Veja também

Relacionadas

Jogos
Imagem de destaque

Seleção feminina estreia com vitória na Liga das Nações

Jogos
Imagem de destaque

Brasil fica em 2º lugar geral em medalhas em olimpíadas estudantis

Jogos

Torneio de Beach Tennis segue até o domingo em Londrina

Jogos

Voluntários fazem a diferença na 24ª edição da Surdolimpíada no RS

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Casal é encontrado morto em terreno de associação no bairro Maria Luiza, em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Semana terá chuvas e variação de temperaturas em Londrina; confira a previsão

Cidade
Londrina e região

Advogada que salvou família de incêndio em Cascavel acorda após quase dois meses em coma

Cidade
Londrina e região

Criminoso invade casa, atira em quatro pessoas e mata duas em Ibiporã

Cidade
Cascavel e região

Homem quebra vidraça do Fórum de Cascavel e pede para ser preso alegando ameaça de morte

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.