A primeira fase do Campeonato Paranaense tem sido marcada pelo equilíbrio e pela proximidade das equipes na tabela de classificação. A sensação que se tinha é que ninguém queria assumir a liderança isolada. Isso aconteceu com o Operário, que deixou escapar a chance de isolar na ponta quando empatou em 1 a 1 com o Independente São Joseense, em casa. O Fantasma, aliás, foi reincidente nesse quesito. No fim de semana, vencia o Cianorte como visitante e permitiu o empate do adversário. Na sétima rodada, o Coritiba também tinha a possibilidade de assumir a liderança isolada. Mas só empatou sem gols com o Cascavel no Couto Pereira e perdeu a chance.
E foi justamente o Cascavel que fez diferente. O time vinha dividindo a ponta da tabela com os principais concorrentes, porém, sempre atrás no saldo de gols. Quando a possibilidade de se tornar líder se ofereceu para o time de Tcheco, ele não desperdiçou. Venceu o Independente São Joseense por 2 a 1, de virada, na noite de quarta-feira (16), no Estádio Olímpico Regional, pela oitava rodada. Como prêmio para esta iniciativa, o Cascavel se tornou o primeiro time matematicamente classificado para as quartas de final. A vitória deixou a Serpente Aurinegra na liderança isolada com 17 pontos, dois de vantagem para o vice-líder Coritiba. E o time abriu dez pontos de vantagem para o nono colocado Azuriz. Como restam apenas três rodadas para fim da primeira fase, o Estadual tem apenas nove pontos em disputa. Mesmo que seja derrotado nos três jogos, o Cascavel está garantido entre os oito primeiros. Mas, obviamente, o Cascavel vai batalhar nos três jogos para defender essa liderança e gozar dos benefícios que ela proporciona no mata-mata. O próximo compromisso é neste sábado (19) contra o Azuriz, às 19 horas, no Estádio dos Pioneiros, em Pato Branco.
Jogo duro
O Independente São Joseense valorizou, e muito, a vitória do Cascavel. Se mostrou um time organizado que não perdia há cinco jogos e que complicou a vida de muitas equipes de tradição neste Estadual. Vinha fazendo isso contra o atual vice-campeão estadual na partida. Saiu na frente com um gol de pênalti de Kalil no primeiro tempo. No lance seguinte, o Cascavel empatou com outro pênalti convertido por Robinho. O camisa 20, aliás, deixou Léo Itaperuna para trás e se tornou o maior artilheiro da história do clube com 18 gols. Na etapa final, os goleiros se destacaram. Douglas, pelo lado do Cascavel, com uma grande defesa no arremate de Wellissol. E André Luiz, destaque do Paranaense de 2019 com a camisa do Toledo. O arqueiro do Independente teve uma sequência de defesas difíceis. O jogo ficou tão tenso que uma grande confusão se formou com expulsões para ambos os lados. A vitória do Cascavel saiu dos pés, ou melhor, da cabeça de um herói improvável: Carlos Henrique. O camisa 9 foi criticado pela torcida nos primeiros jogos. Ficou fora de outras partidas por lesão. Mas contra o Independente, entrou no decorrer da partida e marcou de cabeça o gol da vitória do Cascavel por 2 a 1. O gol da liderança. O gol da classificação antecipada.
Rodada boa
O Cascavel fez a sua parte na rodada, manteve os 100% de aproveitamento em casa e foi premiado com a liderança. A rodada foi boa para o time de Tcheco. O então líder Operário de Ponta Grossa foi superado pelo Maringá por 2 a 0 e caiu para o terceiro lugar na tabela. O Coritiba empatou sem gols no clássico contra o Athletico-PR e se manteve na segunda posição com 15 pontos, dois a menos que a Serpente Aurinegra.
Série D
Enquanto o Cascavel enfrentava o Azuriz na noite de quarta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela da Série D do Campeonato Brasileiro. E a Serpente Aurinegra conheceu os adversários do Grupo A8, alguns deles são os mesmos da edição passada. Além do Cascavel, essa chave tem mais um time do Paraná, o Azuriz de Pato Branco, adversário da equipe cascavelense neste sábado pela nona rodada do Estadual. São três times de Santa Catarina: Juventus de Jaraguá, Marcílio Dias e Próspera. E outros três gaúchos: Caxias, Aimoré e São Luiz. O primeiro jogo do Cascavel no campeonato deve ser confirmado para o dia 17 de abril contra o Próspera, no Olímpico. Depois, na segunda rodada, visita o Marcílio Dias em Santa Catarina. O Azuriz estreia em casa contra o Caxias na primeira rodada. Os dois duelos entre paranaense serão nos dias 28 ou 29 de maio, pela sétima rodada, e 04 ou 05 de junho, pela oitava rodada e abertura do returno. O primeiro jogo entre eles será no Olímpico e o segundo encontro será em Pato Branco.
O Estado terá mais dois times na disputa da Série D deste ano e ambos fazem parte do Grupo A7. Cianorte e Paraná terão adversários complicados pela frente. São três paulistas: Oeste, Santo André e São Bernardo. E mais três cariocas: Portuguesa-RJ, Nova Iguaçu e Pérolas Negras.