Hoje, sexta-feira, dia 08 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Maridos e namorados mais atenciosos com datas vão prestar uma homenagem, por mais singela que seja, para as suas amadas. Na verdade, todas as mulheres são dignas de algum tipo de reverência dos homens neste dia.
Um grupo de garotas aqui de Cascavel quer celebrar o Dia Internacional da Mulher com bola na rede. São as atletas do Cascavel Futsal Feminino, que começou um novo projeto em 2019, visando o Campeonato Paranaense da modalidade. Para elas, lugar de mulher é na quadra de futsal, como conta Hillary. Ela tem apenas 21 anos, mas é uma das atletas mais antigas do futsal feminino de Cascavel. Ela lembra que a cidade respira futsal pelos feitos do time masculino. Mas agora, elas também querem consolidar o seu espaço. “Desde 2017 a gente está buscando esse espaço aqui na cidade de Cascavel. É um esporte em que as meninas querem estruturar uma carreira, mas esse também é o nosso lazer”, disse a jogadora.
Essa causa das meninas foi compartilhada pelos integrantes da comissão técnica. Luiz Fernando Voigt já vinha trabalhando com o futsal feminino. E trouxe para seu lado Eduardo Retcheski, que é o preparador físico da equipe. Eduardo falou como ambos pretendem colocar as meninas na vitrine do futsal. “Primeiro lugar é trabalho. A gente se dedica demais, estuda muito... O nosso Carnaval foi dentro da quadra. Só assim a gente consegue ressuscitar o futsal feminino em Cascavel”, disse ele.
A grande meta para 2019 é fazer uma boa campanha no Campeonato Paranaense. O time já disputou o torneio estadual no ano passado, mas ficou com a modesta nona colocação. O desafio agora é figurar entre os quatro principais times do Paraná. “A princípio tentamos colocar o time entre as quatro melhores equipes do Estado”, completou.
Por isso, o Cascavel Futsal Feminino trouxe importantes reforços para o time adulto. A equipe conta com a goleira Gabriela Jarski, que veio de Cianorte, com Patrícia, de Colombo, e com Karina, que veio Rio de Janeiro.
Copa Kagiva
O Campeonato Paranaense só inicia no mês de abril e vai contar com a presença de doze equipes. O calendário oficial para o Cascavel Futsal Feminino inicia nesta sexta-feira, justamente o Dia Internacional da Mulher. O time participa da Copa Kagiva de futsal feminino em Toledo. O torneio terá a presença de sete equipes e todos se enfrentam entre si. Cascavel terá uma jornada de seis jogos em três dias, já que a competição termina no domingo (10).
Na manhã desta sexta (08), a equipe do Cascavel Futsal Feminino já atuou pela competição e venceu o time de Umuarama por 2 a 1.