O Cascavel Futsal é o time paranaense com mais finais no currículo. Só que faz um bom tempo que o time não vivencia uma decisão. O confronto desta quinta-feira (20) contra o Sorocaba não é uma final propriamente dita. Só que o duelo adquiriu requintes de decisão para a Serpente Tricolor. Isso porque a partida marcada para as 20h15 vai definir o futuro do time na Liga Nacional. Se vencer, o Cascavel Futsal avança para a próxima fase da competição. Se for derrotado em casa o time se despede do torneio. É justamente por isso que a comissão técnica e os jogadores conclamaram a torcida tricolor para incentivar o time nessa partida decisiva.
O time do técnico Nei Victor ainda está na zona dos times que avançam para as oitavas de final. A equipe ocupa a 16ª posição com 16 pontos, mesma pontuação do São José, que está em 17º lugar. Só que o Cascavel Futsal tem uma vantagem nos critérios de desempate e tem uma vitória a mais que seu principal concorrente (5 contra 4). Isso significa que uma vitória garante o time na próxima fase, sem se preocupar com outros resultados. Tubarão, Assoeva e São José são os outros concorrentes nas duas vagas restantes nas oitavas de final.
Contra o Sorocaba, o Cascavel Futsal busca algo que não acontece desde 2013: conquistar a vaga na segunda fase do torneio. Naquela situação, a Serpente Tricolor avançou na Liga Nacional e chegou até a fase de quartas de final. Em 2014, o Cascavel Futsal não disputou a competição nacional. Depois, nas edições de 2015 e 2016, caiu na fase inicial. No ano passado, mais uma vez, não disputou a Liga. E agora, tenta se manter vivo no torneio.
O técnico Nei Victor reconhece a força do adversário. “O Sorocaba é um time que dispensa comentários. Mas o Cascavel Futsal sempre teve a sua força, a sua coragem aqui no ginásio da Neva e espero que assim seja”, disse.
Já aconteceu antes
Por falar em jogos decisivos, o valorizado Sorocaba está acostumado a este tipo de situação. Tanto é que, no mês passado, conquistou o Mundial de Clubes na Tailândia. Mas o Cascavel Futsal já venceu este mesmo Sorocaba na Liga Nacional. Foi justamente no último encontro entre as duas equipes. Na edição de 2016, também no ginásio da Neva, o Cascavel Futsal superou o adversário por 3 a 2, de virada. Deilton marcou o primeiro da Serpente Tricolor, mas Rodrigo e Keko viraram para o Sorocaba. E o Cascavel Futsal buscou a vitória com gols de Guilherme, em cobrança de tiro-livre, e Rodriguinho.
Ajuda dos vizinhos
Nesta quinta-feira (20), será realizada a última rodara da primeira fase da Liga Nacional. Os outros quatro representantes do Paraná já estão classificados para a próxima fase. E um deles pode até dar uma ajuda ao Cascavel Futsal. O Marechal joga fora de casa e encara o São José, no interior de São Paulo. O time paulista é o maior concorrente da Serpente Tricolor. O Marechal ainda tem objetivos na rodada e uma vitória deixa o time entre os oito primeiros colocados. Isso dará a vantagem de fazer o jogo de volta das oitavas em casa para o time de Paulinho Sananduva. O Marechal é o oitavo colocado com 24 pontos.
O Foz Cataratas também visita um concorrente da Serpente Tricolor: a Assoeva, no Rio Grande do Sul. O Foz é o décimo colocado com 23 pontos. O Marreco, que está em 13º lugar com 21 pontos, visita o vice-líder Joinville, em Santa Catarina. O único time do Paraná que joga em casa é o Pato Futsal. A equipe recebe o Atlântico de Erechim, no ginásio Dolivar Lavarda, em Pato Branco. O Pato está em quinto lugar com 32 pontos e se vencer sobe uma posição. Todos os jogos da rodada estão marcados para as 20h15.