O Foz Cataratas está muito próximo de fazer história na Liga Nacional. A equipe treinada pelo técnico Luciano Bonfim já repetiu o feito do Foz Futsal, que foi semifinalista do principal torneio do futebol brasileiro em 2001. Mas até hoje, apenas um representante do Estado do Paraná teve o prazer de decidir a Liga Nacional. O Marechal foi o vice-campeão na edição de 2010. O Foz Cataratas pode ser a segunda equipe paranaense a decidir o título da Liga. Para isso, basta um empate no jogo deste sábado (11) contra o Joinville. A partida está marcada para as 13 horas, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC).
No jogo de ida, realizado no ginásio Costa Cavalcanti, no ano passado, o Foz Cataratas superou o Joinville por 2 a 1, com um lindo gol de Vini e outro de Léo Costa. Gabriel anotou o tento do Joinville. Com isso, o time tem a vantagem do empate no jogo de hoje. Ao Joinville, resta a vitória no tempo normal para levar a partida para a prorrogação. Se conseguir, o time catarinense recupera a vantagem e passa a jogar pelo empate na extensão do jogo por ter melhor campanha na fase inicial. Isso obriga o Foz a buscar a vitória na prorrogação.
Marreco
O detalhe é que a Liga Nacional vai ter um novo campeão, já que nenhum dos quatro semifinalistas ainda não levantou o troféu. E a edição de 2017 pode ter uma edição inédita entre paranaenses. Caso o Foz Cataratas faça prevalecer a vantagem e avance para a final vai enfrentar o vencedor de Marreco, de Francisco Beltrão, e Assoeva, do Rio Grande do Sul. As duas equipes se enfrentam neste domingo(12), às 12h30, em Venâncio Aires. No jogo de ida, no domingo passado, o duelo terminou empatado em 2 a 2. Por isso, o Marreco, treinado pelo técnico Baiano, precisa vencer no tempo normal ou na prorrogação. Porém, vem embalado pela goleada de 5 a 1 sobre o Cascavel Futsal pelas semifinais do Campeonato Paranaense da Chave Ouro.
Primeiro finalista
Por falar em Chave Ouro, o estadual de futsal vai conhecer o seu primeiro finalista na noite deste sábado (11). Marechal e Pato Futsal fazem o jogo de volta das semifinais, às 19h05, no ginásio Ney Braga, em Marechal Cândido Rondon. O Marechal, que é o atual campeão paranaense, precisa vencer para levar a decisão para os pênaltis, já que no jogo de ida foi derrotado por 3 a 0 em Pato Branco. Já o Pato tem a vantagem do empate. Quem vencer aguarda a definição do confronto entre Cascavel Futsal e Marreco. As duas equipes fazem o jogo de volta no próximo sábado (18), no ginásio da Neva.