O Futebol Clube Cascavel é um dos três times que ainda estão invictos no Campeonato Parananese. A Serpente Aurinegra aparece na segunda posição na tabela com sete pontos. Foram duas vitórias e um empate em três jogos. O líder Londrina, que tem 100% de aproveitamento, e o Athletico-PR também não foram derrotados na competição. Aliás, o time cascavelense alcançou uma marca importante: completou 21 jogos de invencibilidade no Estadual. O time não perde pela competição deste o jogo de ida das semifinais da edição de 2020. No ano passado, o time de Tcheco fechou a competição de maneira invicta. Isso significa que Tcheco ainda não foi derrotado como treinador do Cascavel em jogos do Campeonato Paranaense. No ano passado, ele sofreu três derrotas. O time foi superado pelo Avaí por 2 a 0, na segunda fase da Copa do Brasil, e depois sofreu duas derrotas para Joinville e Cianorte, ambas pela Série D do Campeonato Brasileiro.
Tcheco vai defender essa marca no jogo desta quarta-feira (02) contra o Operário de Ponta Grossa, pela quarta rodada do Estadual. A partida será às 19 horas, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa. O Fantasma teve um bom início de competição com duas vitórias sobre União e Coritiba. Porém, sofreu a primeira derrota na competição no último domingo (30) quando foi superado pelo Rio Branco por 2 a 1, em Paranaguá.
Tcheco valorizou a marca de 21 jogos de invencibilidade do clube no Estadual. Porém, para ele, o mais importante é somar pontos diante do Fantasma, que é uma das forças do Paranaense e também um time de Série B do Brasileiro. Em caso de vitória, o Cascavel retoma a liderança da competição e irá aguardar o jogo do Londrina, que encara o Athletico-PR nesta quinta (03), no Estádio do Café. De qualquer modo, o duelo contra o Fantasma é um confronto direto na tabela de classificação. O Operário ocupa o terceiro lugar com seis pontos ganhos.
Retrospecto
Jogar em Ponta Grossa não será uma missão das mais fáceis para a equipe de Tcheco, já que o Operário levou a melhor nos dois jogos que fez em casa neste Paranaense. Mas o Cascavel já conseguiu derrotar o Fantasma dentro do Germano Krüger. Foi no Paranaense de 2019, quando levou a melhor sobre este adversário por 1 a 0, com gol de Lucas Tocantins. Aliás, o retrospecto é amplamente favorável ao Cascavel na elite estadual. Em cinco confrontos, foram três vitórias cascavelenses, um empate e apenas uma vitória do Operário, que ocorreu no Estadual de 2016. Ou seja, o Operário não vence o Cascavel desde o dia 20 de março de 2016. Naquela ocasião, o Fantasma venceu a Serpente Aurinegra por 2 a 0, em jogo que foi realizado em Toledo. Depois disso, o Operário sofreu a queda para a segunda divisão.
Nos três últimos confrontos entre os dois times foram três vitórias cascavelenses todas por 1 a 0. Em 2020, pela segunda rodada do Estadual, o Cascavel conseguiu o resultado positivo no Olímpico com um gol de Paulo Baya. E no ano passado, o duelo foi válido pela quarta rodada no dia 24 de março, com vitória cascavelense por 1 a 0, com gol do volante Gama, também no Olímpico.
Cascavel e Operário fizeram mais três jogos pela Taça FPF Sub-23, edição de 2017. Essa competição amplia o retrospecto favorável à Serpente Aurinegra. Na primeira fase, a vitória foi cascavelense por 1 a 0. Depois, os dois times se enfrentaram nas quartas de final. Foram dois empates em 1 a 1 e o Cascavel levou a melhor na decisão por pênaltis no jogo de volta, no Olímpico, avançando para as semifinais.
RETROSPECTO
2016
CASCAVEL 0 X 2 OPERÁRIO (PARANAENSE)
2017
CASCAVEL 1 X 0 OPERÁRIO (TAÇA FPF)
OPERÁRIO 1 X 1 CASCAVEL (TAÇA FPF)
CASCAVEL 1 X 1 OPERÁRIO (TAÇA FPF)
2019
OPERÁRIO 0 X 1 CASCAVEL (PARANAENSE)
2020
CASCAVEL 1 X 0 OPERÁRIO (PARANAENSE)
2021
CASCAVEL 1 X 0 OPERÁRIO (PARANAENSE)