Todos os locais
Todos os locais
Esportes

O apogeu do futebol na América

30 jan 2021 às 10:03
Por: Luciano Neves
Foto: Divulgação Conmebol/Twitter -

A taça da Libertadores da América é uma obsessão para os clubes brasileiros. Dez times do país já sentiram o gostinho de levantar o troféu mais importante do continente. Dois deles querem saborear esse ato mais uma vez. Santos e Palmeiras irão decidir o título da edição da Libertadores da América de 2020 neste sábado (30), às 17 horas, no Maracanã. O Santos faturou a América em três ocasiões: 1962, 1963 e 2011. Já o Verdão venceu a competição no ano de 1999 e quer o bicampeonato.

Antes de entrar no mérito do confronto paulista, vale recordar que esta é a terceira vez que a Libertadores terá uma decisão brasileira. No passado, quando o torneio tinha menos times, os representantes do mesmo país eram colocados na mesma chave e o cruzamento entre eles era forçado no mata-mata. Por exemplo, no ano do título, o Verdão teve que despachar o Corinthians na fase de quartas de final. Aquela foi a última edição nestes moldes e depois o evento cresceu.

Em 2005, ocorreu a primeira final brasileira entre São Paulo e Athletico-PR. Na ocasião, o Tricolor Paulista faturou o tricampeonato. No ano seguinte, em 2006, nova final brasileira entre São Paulo e Internacional. Desta vez, o Colorado levantou o troféu pela primeira vez. Depois destas duas edições, a Conmebol voltou a forçar o encontro de times do mesmo país na fase de mata-mata. São Paulo e Inter poderia ter feito a decisão da Libertadores de 2010. Ambos chegaram nas semifinais em lados opostos do chaveamento. A Conmebol inverteu os confrontos e colocou os brasileiros frente a frente. O Inter despachou o São Paulo e seguiu para o bicampeonato.

Em 2017, a Conmebol optou por abolir essa inversão de duelos. Os confrontos das oitavas de final passaram a ser definidos por sorteio e o chaveamento deveria ser obedecido até a final do torneio.

Outras decisões brasileiras se desenharam depois disso. Em 2018, Palmeiras e Grêmio alcançaram as semifinais em chaves opostas e poderiam ter se encontrado na decisão. Porém, ambos foram eliminados por Boca Juniors e River Plate, respectivamente. Os gigantes argentinos foram protagonistas de um clássico histórico, considerado o maior do planeta. E teve confusão tanto é que a final da Libertadores foi para o Estádio Santiago Bernabéu, em Madri, na Espanha. O River atropelou o Boca e faturou a taça.

Outras notícias

Atleta londrinense de Taekwondo vence medalha de bronze em torneio internacional

Acompanhe na íntegra Os Donos da Bola Interior de hoje!

Time novato do RS contrata atacante Leandro, ex-Grêmio, Palmeiras e Santos

Já em 2019, River Plate e Boca Juniors se encontraram novamente na Libertadores, desta vez na fase de semifinal. O River despachou o rival para enfrentar o Flamengo, que passou pelo Grêmio com uma goleada no jogo de volta.

Partida única

A outra mudança significativa na Libertadores foi realizar a decisão em partida única, a exemplo do que ocorre na Liga dos Campeões da Europa. Santiago, no Chile, foi escolhida para receber o jogo decisivo. Porém, em razão dos inúmeros protestos por questões econômicas no Chile, a Conmebol levou a decisão para o Estádio Monumental, em Lima, no Peru. O Flamengo venceu o River por 2 a 1 de virada e levantou a taça pela segunda vez.

Agora, a decisão em partida única será em território brasileiro, no estádio do Maracanã. Os deuses do futebol foram favoráveis e colocaram dois representantes do país neste confronto. Os brasileiros, inclusive, vão reduzir a diferença para os argentinos no número de taças. Os hermanos venceram a Libertadores 25 vezes. Independente de quem será o campeão, a taça ficará em solo brasileiro pela vigésima vez.

Veja também

Relacionadas

Esportes
Imagem de destaque

Brasil derrota Colômbia por 3 a 1 em partida amistosa

Esportes
Imagem de destaque

Atlético-MG segura empate com o River e está na final da Libertadores

Esportes

Guilherme Belarmino disputa o Pan-Americano de Kickboxing no Chile

Tarobá Esporte

Veja os resultados que encerraram as rodadas das Séries A e B do Brasileirão

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem em situação de rua destrói objetos de lojas ao ter esmolas negadas em Londrina

Cidade
Londrina e região

Avião de pequeno porte realiza pouso forçado em plantação de soja em Londrina

Cidade
Londrina e região

PM se envolve em confusão após suposta cobrança de dívida em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem morre após grave acidente entre caminhonete e caminhão baú na PR-444

Paraná
Paraná

Acidente na BR-277 em Guaraniaçu deixa jovem morta e três em estado grave

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.