O Futebol Clube Cascavel (FCC) quer fazer história. O time busca o ingresso em uma competição nacional. É uma questão de tempo para que a Serpente Aurinegra conquiste este objetivo. Até o trabalho de base já começa a dar sustento para que isso aconteça. Pela primeira vez, a o time vai decidir um título estadual. O FCC conquistou a vaga na grande final do Campeonato Paranaense Sub-19. Na tarde desta quarta-feira (13), os garotos do técnico Ivan Mororo foram até o Estádio do Café e superaram o Londrina por 2 a 1. No jogo de ida, as duas equipes haviam empatado em 3 a 3 no Estádio Olímpico. Detalhe: o FCC perdia por dois gols de diferença e buscou o empate.
Em Londrina, os garotos se dedicaram ao extremo e conquistaram a vitória com gols de Bitelo e Chininha. Alisson marcou o gol do Tubarão. Quem tem muitos méritos nesta classificação é o técnico Ivan Mororo. Para que este crescimento se mantenha no clube, é fundamental que a diretoria mantenha o seu trabalho em 2018. Ivan começou a competição com uma equipe e teve que seguir no campeonato com outra. Isso porque, depois dos primeiros jogos no Paranaense Sub-19, alguns de seus atletas foram alçados ao time Sub-23 do FCC. Ivan reorganizou a equipe, preencheu as lacunas e, nos confrontos com os considerados grandes, só sofreu uma derrota para o Coritiba. Ivan traçou um novo curso até a grande final. O treinador me enviou um emocionado áudio depois da classificação para a final. “Irmão, 2 a 1 pra nós aqui dentro... Coisa linda! Foi um jogo impressionante em que os meninos se empenharam de cabo a rabo. Fecharam certinho os setores, duas linhas de quatro, matamos o jogo na hora que precisávamos matar e soubemos se se defender na hora de se defender. Honra e mérito ao Nosso Senhor Jesus Cristo por nos dar essa oportunidade de estar dentro de uma final. Parabéns aos atletas e a uma diretoria que correu atrás. Obrigado a vocês da imprensa que sempre nos apoiam e sempre estão lá no CT mostrando o trabalho dos meninos”, disse.
‘Joia’
O FCC aposta alto em João Paulo Bitelo, jogador de 17 anos que tem contrato com o clube até 2020. Em 2017, ele conseguiu um feito inédito: atuou em todas as categorias de base do clube. Começou no time Sub-17 onde se destacou e foi levado para o time Sub-23 para a disputa da Taça FPF. Com isso, entrou em campo pela primeira vez como atleta profissional. Com o fim da competição estadual em que o FCC ficou com o vice-campeonato, Bitelo já foi inserido no time profissional que vai disputar o Campeonato Paranaense em 2018. Inclusive, marcou um gol com esta equipe no primeiro amistoso da equipe treinada por Milton do Ó contra o Vilhenense. Faltava defender o time Sub-19. Bitelo foi requisitado para o time de Ivan Mororo e correspondeu: ajudou a equipe chegar na grande final.
Que venha o Paraná
Na grande final do Paranaense Sub-19, o FCC vai enfrentar o Paraná Clube que despachou o Coritiba nos pênaltis depois de dois empates em 2 a 2. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) ainda vai confirmar as datas e os horários dos dois jogos decisivos. O primeiro deles deve ser no sábado (16), em Cascavel. E a volta será na segunda-feira (18), em Curitiba. Os dois times se enfrentaram na última rodada da segunda fase e ficaram no 0 a 0, no campo da Associação Atlética Coopavel.